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MEC oferece 7 mil vagas de mestrado e doutorado a professores da rede pública

As aulas serão ofertadas de forma presencial e também em modelo híbrido, a depender da instituição e do curso.

Professores da educação básica das redes públicas em todo o país terão a oportunidade de avançar na carreira acadêmica com vagas gratuitas de mestrado e doutorado.

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibilizou 7,8 mil oportunidades em programas de pós-graduação stricto sensu.

São 7.584 vagas e a maior parte é destinada a cursos de mestrado profissional. Outras 228 estão reservadas para doutorado profissional.

As aulas serão ofertadas de forma presencial e também em modelo híbrido, a depender da instituição e do curso.

Áreas contempladas

Os editais publicados pela Capes abrangem dez cursos de mestrado profissional e um de doutorado.

As áreas de conhecimento são: biologia, física, matemática, química, sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, esta última também com vagas para doutorado.

Como se inscrever

Cada programa possui cronograma próprio e os interessados devem consultar os editais individualmente.

Os cursos de biologia, física, matemática e química têm inscrições abertas até o fim de setembro.

Já os de sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história recebem inscrições até outubro.

No caso do doutorado em história, o prazo vai até novembro. Apesar de gratuitos, alguns programas podem cobrar taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

Formação continuada

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB) é uma das frentes do Mais Professores para o Brasil, política lançada em janeiro de 2025 para valorizar o magistério.

A iniciativa reúne universidades públicas de todo o país reconhecidas pela excelência na formação docente e conta ainda com a colaboração de sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é ampliar as oportunidades de formação continuada, contribuindo para a qualificação profissional dos educadores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

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