A pandemia do novo coronavírus avança para a estabilização no Espírito Santo e o avanço das pesquisas de desenvolvimento da vacina para a doença estão levando as pessoas a retornarem aos poucos às atividades. E isso inclui os cuidados com a saúde e exames de rotina. Heitor Spagnol, coordenador de Clínica Médica do São Bernardo Apart Hospital (SBAH), destaca a importância de manter em dia os chamados exames de rastreio e laboratoriais e tratamentos médicos.
“Esses exames têm como objetivo detectar precocemente algumas doenças e, dessa forma definir um tratamento mais imediato e precoce para evitar o diagnóstico numa fase tardia, que pode dificultar as abordagens terapêuticas”, explica e cita como exemplo de análises de rastreamento exames como mamografias e colonoscopia.
A falta de acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo, podem prejudicar o controle das mesmas.
“Além dessas, a interrupção de tratamentos oncológicos pode atrapalhar a eficácia da quimioterapia e fazer com que a doença progrida e trazer maiores complicações ao paciente. No início da pandemia, a telemedicina ajudou muito, mas o exame físico e atendimento ambulatorial são fundamentais para avaliarmos como o paciente realmente está”, afirma.
Em se tratando de análises laboratoriais cujo acompanhamento deve ser mantido, vale destacar também os exames de controle hormonal como os tratamentos da tireoide e os que dependem dos resultados para adequar doses terapêuticas como controle de anticoagulantes, exames pré-operatórios em cirurgias que não podem ser adiadas, bem como os que fazem parte do acompanhamento pré-natal.
Laboratório
Pensando nesse retorno à rotina de cuidados com a saúde de forma segura, a São Bernardo Saúde realizou a ampliação de seu laboratório localizado na São Bernardo Apart Hospital (SBAH), com recepção ampliada e espaços individualizados para coleta dos exames.
“Essas mudanças contribuem para evitar aglomeração e manter distância recomendada com conforto e segurança. Além disso, instalamos drive thru de coleta de exames em Linhares e Centro de Colatina com horário agendado e resultado de exame enviado pelo WhatsApp para evitar a ida dos pacientes ao hospital e evitar riscos de contaminação pela COVID-19”, destaca o diretor Administrativo do SBAH, Leonan Tofoli.