qui 28/março/2024 10:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Ana Maria Braga anunciou que está com câncer no pulmão. Foto: TV Globo

Médico explica câncer de pulmão agressivo de Ana Maria Braga

redacao
Redação Dia a Dia

A apresentadora Ana Maria Braga anunciou na manhã desta segunda-feira (27), no programa “Mais Você”, da TV Globo, que mais uma vez está lutando contra o câncer. Ela foi diagnosticada com adenocarcinoma, um tipo de tumor maligno de pulmão. O tratamento foi iniciado no último dia 24, em São Paulo.

Por duas vezes, Ana Maria tratou tumores no pulmão, sendo que um deles foi operado e o outro tratado com radiocirurgia.

“Agora, infelizmente, fui diagnosticada com outro câncer de pulmão, é um adenocarcinoma, o nome científico dele, semelhante aos outros, mas que é mais agressivo e não é passível de cirurgia ou de radioterapia. Descobri agora no começo do ano. Já estava sabendo há um tempo. No dia 24 de janeiro eu recebi o primeiro ciclo de tratamento, uma combinação de quimioterapia com imunoterapia”, disse a apresentadora, que tem 70 anos.

O radio-oncologista Nivaldo Kiister, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que cerca de 40% dos tumores de pulmão são adenocarcinomas, que começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. Ocorrem principalmente em pessoas fumantes e ex-fumantes, mas há casos em que a pessoa nunca fumou e desenvolveu a doença. Também é mais frequente em mulheres.

“O mais importante foi que ela iniciou o tratamento imediatamente. Câncer de pulmão é sempre correr contra o tempo. Dependendo do estágio, o adenocarcinoma pode ser difícil de remover por cirurgia. Ele cresce rápido e é agressivo porque tem capacidade de gerar metástases”, explicou Nivaldo Kiister.

Nivaldo Kiister é radio-oncologista do IRV. Foto: Julia Terayama

“As chances de curar um câncer de pulmão em estágio avançado são pequenas, embora existam. Depende de como o corpo reage às drogas administradas”, acrescenta.

O adenocarcinoma também pode ter origem em outras partes do corpo, como intestinos, pâncreas, fígado, colo do útero, mama, esôfago, estômago, próstata e vesícula biliar.

De acordo com o especialista, a melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é não fumar e evitar a exposição à fumaça do cigarro.

“Prevenção significa não fumar, principalmente. Quem fuma ou fumou, é importante ter como amigo o pneumologista”, afirma Nivaldo Kiister.

Ana Maria disse que fará ciclos de tratamento a cada 21 dias. A batalha da apresentadora contra a doença é antiga. Em 1991, ela tratou um câncer de pele. Já em 2001, ela superou a doença mais uma vez, que afetou a virilha e o reto.

“Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo! Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio”, escreveu Ana Maria em seu Twitter.

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Encontro em Brasilia

Plano de construção de 560 novas casas e reparo de outras 1,7 mil é entregue em Brasília

concursopublico

Concurso Público: candidatos já podem consultar locais das provas

Doações_Foto divulgação

Voluntários e Indústrias do Sul do ES recebem ajuda e suporte da Findes

Leia mais