seg 29/abril/2024 14:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Fernando Frazão

Médula Óssea: número de doadores cai no Estado

redacao
Redação Dia a Dia

De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), houve queda no número de doadores de medula óssea no Estado.

De janeiro até agora foram cadastrados 1.730 voluntários. O melhor ano foi 2019, com 11.512 potenciais doadores. Então, para aumentar este número, há apelos para que as pessoas se cadastrem.

Para isso elas devem procurar um dos locais de cadastramento existentes portando um documento oficial com foto. Não há necessidade de agendamento prévio. O doador também não precisa estar em jejum e nem interromper medicação que porventura esteja tomando.

O candidato a doador deve ter de 18 a 34 anos, 11 meses e 29 dias; ter boa saúde e não apresentar doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou doenças autoimunes.

Após o cadastro no Redome, o voluntário será encaminhado para a coleta de 5ml de sangue para realização de teste de compatibilidade genética, o HLA (Antígenos Leucocitários Humanos). O tipo de HLA será cadastrado no sistema.

A Sesa ressalta que é imprescindível atualizar o cadastro no site do  Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) em caso de mudança de endereço, telefone ou e-mail para que – em caso de compatibilidade – o doador possa ser localizado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.

A Sesa esclarece que o voluntário assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e receberá uma cópia, constando seu nome e o número do registro no Redome.

Também será enviada automaticamente a Carteira Nacional de Doador de Medula Óssea no e-mail cadastrado pelo voluntário, em até 90 dias.

Caso seja necessário viajar para fazer a doação da medula óssea, as despesas da viagem, transporte, alimentação e hospedagem para o doador e seu acompanhante serão custeadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Sesa.

O exame de compatibilidade entre doador e potencial receptor é específico para transplante. Como não tem nenhuma utilidade diferente ao doador, o Hemoes não expede laudo ou resultado.

Procedimento de doação

A doação de medula é um procedimento que pode se realizar de duas formas distintas. A primeira se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.

A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. O procedimento leva em torno de 90 minutos. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto no local da punção.

Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação. Vale destacar que a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

A outra forma é a coleta por aférese, um procedimento semelhante à coleta de sangue. Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com vistas a aumentar o número de células-tronco no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação ou anestesia.

Já no transplante ocorre a substituição de uma medula óssea doente por células sadias, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. Em aproximadamente duas semanas, a medula óssea transplantada estará produzindo células novas.

Quem define qual dos métodos de doação – tanto do paciente quanto do doador – será realizado são os médicos assistentes caso a caso. Nem doador e nem receptor podem escolher o método.

Segundo da Sesa, transplantes de medula óssea são realizados no Hospital Santa Rita nas modalidades de transplante autólogo (o doador é o próprio paciente) e transplante alogênico aparentado (o doador é um familiar com uma composição geneticamente semelhante). No estado, ainda não são realizados transplantes de doador não aparentado.

 

SAIBA MAIS
Locais de cadastramento de doadores de medula óssea
– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Telefone: (27) 3636-7900/7920/7921
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19 horas (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 18h20).
– Unidade de Coleta à Distância da Serra
Telefone: (27) 3218-9429/ 3218-9242
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 12 horas (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 15h20).
– Hemocentro de Linhares
Telefone: (27) 3264-6000/ 3264-6019
Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).
– Hemocentro Regional de Colatina
Telefone: (27) 3717-2801
Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas (cadastro de doador de sangue e medula óssea encerra às 12h30).
– Hemocentro Regional de São Mateus
Telefone: (27) 3767-7957
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas (cadastro de doador encerra às 12h30).

 

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

Leia mais