dom 26/janeiro/2025 09:01
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Memórias de uma escrita feminina

escritoras-cachoeirenses2-07-01-23
Escritoras Cachoeirenses


(…) nenhuma palavra que escrevi é minha, de que não sou autora de meus próprios trabalhos, mas apenas um elo na construção literária da humanidade, uma pequena e frágil conexão entre um e outro tempo (…). Ana Miranda

A escrita feminina é muito mais que gênero. É a poesia que, por séculos, foi maldita e escondida nos cômodos do desejo e das casas. É o corpo composto na palavra, é o parto do discurso tantas vezes velado e guardado em gavetas. É uma escrita que amacia o sujeito, causa intempéries ao que anda adormecido e fermenta o gosto da vida.

O feminino na palavra é a ebulição do ser inflamado e colocado à prova. É a carnificina das dores e ausências que perpetuaram na construção de uma identidade, que vivia sombreada, nas nuances do outro e nas impossibilidades que asseguravam seus dias.

Gosto do discurso explodido nela, da falta de proteção que não é renunciada, da sedução das metáforas vigorosas e escorridas no texto, que vai se refazendo, vai dotando de cascas e casas, daquilo que o sujeito desapropria. Seu discurso vai além das margens e centros, não se mecaniza nem enrijece o que povoa no outro.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Sua palavra desliza, problematiza e equaciona, escorrega na alma e alimenta o homem. Dá propriedade ao que lê e ao que se propõe registrar seus desejos e gozos, seu caos e hemisférios. É anunciação de vertentes, linhas imaginárias e caminhos tão reais e profanos. É a escrita que quero tecer em mim como Penélope, em uma construção e descostura, em cadências e sorrateiramente.

Esta escrita traduz meus dias e glorifica minhas esperanças, é minha ponte com o mais extremo de mim e as gentes que estão misturadas aqui dentro. Guardo tantos e me embriago de suas vivências a fim de dar um rumo menos insuportável à nossa existência. Um mundo com menos canalhices e boçais, com menos pensamentos que se sustentam em muletas.

Uma escrita que sangra e desnuda as minhas aparências, as conformidades do tempo e da rotina, e adentra o que tantas vezes é impenetrável. É ela que sustenta o que desmorona, o que, mesmo com rachaduras, mantém-se de pé, apoiado em pedras e numa crença desenfreada de que a palavra é o que unta a verdade e a crença numa sonhada esperança. Numa vida que entoa tanta poesia e é capaz de sustentar os pilares de uma existência, tão faminta de humanidade.

Simone Lacerda, cachoeirense de coração, é graduada e pós- graduada em Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Brasileira e estudante de psicanálise, atuando como docente de Língua Portuguesa desde 2004. Participou do livro Esse Ofício das Letras, com quatro textos, e publicou seu livro solo – Arame Farpado – em 2017, por meio do Edital da Secult, pela Editora Cachoeiro Cult, além de ter contribuído com seus textos para jornais, revistas e sites. Sem dúvida, uma mulher de vieses e vozes, com “estrelas nos olhos e asas na alma”

Respostas de 3

  1. A Simone é o símbolo da mulher que fala o que quer em forma da poesia. Sempre enfatizando a beleza, doçura e a auritidade de uma mulher. Sou muito fã dessa escritora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Circuito de Verão em Piúma

Estão abertas as inscrições para o Circuito Verão 2025 em Piúma

Processo seletivo para profissionais da saúde

Saúde seleciona profissionais para atuação em projetos

Reunião para programação do trio elétrico

Trio elétrico: prefeitura de Marataízes faz reunião estratégica

Cachoeiro vai convocar aprovados em concurso público

Cachoeiro divulga calendário de convocação dos aprovados em concurso público

Muretas irregulares sendo retiradas das vias de Cachoeiro

Prefeitura conclui remoção de muretas irregulares de trânsito em Cachoeiro

Festa da Uva e do Vinho em São bento de Urânia

São Bento de Urânia realiza 59ª edição da Festa da Uva e do Vinho

Volta às aulas em Cachoeiro de Itapemirim

Volta às aulas: ano letivo de Cachoeiro começa dia 5 de fevereiro

Piúma anuncia chamamento de concursados

Piúma anuncia chamamento de 129 novos concursados

Leia mais
plugins premium WordPress