ter 16/dezembro/2025 12:47
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

“Meu tio era pura luz”, diz sobrinho do médico morto pela Covid-19

Adonai Albuquerque estava internado na UTI de um hospital particular de Cachoeiro. Ele foi homenageado pelos colegas com carreata.
Adonai Albuquerque tinha 48 anos. Foto: Acervo pessoal

O médico Adonai Albuquerque Machado perdeu a luta contra a Covid-19 na última quarta-feira (17), doença que ele enfrentava na linha de frente em hospitais e unidades de saúde da região Sul do Estado. Ele foi sepultado no mesmo dia, em cerimônia rápida no cemitério de Vargem Alta, por causa do coronavírus. Colegas profissionais da saúde o homenagearam com uma carreata em Presidente Kennedy, onde foi decretado luto oficial de três dias.

Com emoção, o funcionário público Wilham Abu Dioam Júnior, de 41 anos, sobrinho do doutor Adonai, como era conhecido, contou como foram os últimos dias do tio, que classificou como “um ser humano de luz”.

Ele disse que o tio chegou a ser retirado do respirador após apresentar melhora, conversou com a equipe médica, mas de repente sentiu uma forte dor no peito, seguida de uma parada cardíaca. Doutor Adonai havia contraído também uma meningite viral.

O médico tinha 48 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, onde morreu. Doutor Adonai era clínico geral e bastante querido na região Sul do Espírito Santo. Ele trabalhava nos hospitais Unimed e Evangélico, no pronto-atendimento Paulo Pereira Gomes, em Cachoeiro, e nas unidades de saúde de Presidente Kennedy e de Atílio Vivácqua.

Depoimento

Wilham Abu Dioam Júnior é funcionário público da Prefeitura de Vargem Alta e sobrinho do médico Adonai Machado Albuquerque.

Fora de série

“O que posso dizer sobre um ser humano como o meu tio? Era um grande pai de família, um tio que era como um pai para mim, uma excelente pessoa. Era um cara extrovertido, animado, positivo, cristão, uma pessoa fora de série. Tinha um coração muito bondoso, grande. Era paciente, carinhoso, atencioso, super gente boa, super educado. Meu tio era pura luz, batalhava todo santo dia, era um guerreiro.”

Admiração

“Todos que trabalhavam com tio Adonai admiravam e gostavam muito dele pela positividade, pela bondade, pelo caráter, pelo carinho. Meu tio era uma pessoa singular. Era um grande homem. Um pai totalmente exemplar e dedicado no pouquíssimo tempo que tinha porque eram plantões quase que diários, eram muitas responsabilidades como médico, mas era um super pai, um super marido, um tio paizão. Um ser humano muito digno. Um profissional excelente. Um caráter ímpar. Não tenho nem palavras para descrevê-lo.”

Coronavírus

“Meu tio começou a passar mal há duas semanas e minha tia Salma também. Na realidade, minha tia pegou a Covid-19 dele. Ele estava com a doença. Eles passaram pelo protocolo de cloroquina, azitromicina… Em 3 dias, minha tia já estava em casa, sem sintoma algum, bem, e ficou em isolamento domiciliar. Com ele já foi o contrário. Tio Adonai teve uma melhora, mas ele teve todos os sintomas, principalmente muitas dores no corpo. Ele começou a reclamar que estava sentindo muita dor, febre. Levaram ele para a Unimed, onde foi levado direto para a UTI.”

Parada cardíaca

“Foram feitos exames que constataram Covid-19. Até então ele estava na UTI sob observação. E ficou então por uma semana lá. Quando completou 10-12 dias, foi retirado o respirador e ele voltou a respirar normalmente. Conversou por mais ou menos 50-60 minutos. De repente ele começou a se sentir mal, um peso no peito, uma dor fortíssima no peito. Ele teve uma parada cardíaca, a equipe médica tentou ressuscitá-lo. Tentaram, tentaram, tentaram, tentaram até o último instante, mas os médicos não tiveram sucesso.”

Meningite

“Um dia antes do meu tio morrer, na terça-feira (16), os médicos fizeram uma nova bateria de exames e descobriram que ele estava com meningite viral, ou seja, o organismo dele ficou debilitado devido à Covid-19. Passaram-se esses 10-12 dias, ele já não apresentava mais nenhum sintoma do coronavírus, mas, com essa meningite viral, ele veio a ter falência múltipla de órgãos. Daí, nosso Deus sabia que era hora de levar o filho de volta e o levou. Levou um filho querido. Meu tio Adonai foi um grande ser humano.”

Nos braços de Deus

“Tenho certeza que meu tio Adonai está nos braços de Deus, está ao lado de nosso Jesus. Que agora ele realmente encontrou a vida verdadeira e eterna. Deus seja louvado por isso, porque tenho certeza que meu tio está no céu porque era um ser humano de muita luz.”

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

muniz-freire-premio-prata-transparencia-

Transparência: Muniz Freire é premiado e recebe reconhecimento nacional

escritorio-home-office-

Campanha facilita negociação de contas de luz atrasadas até 30 de dezembro

cachoeiro-natal-da-tina-

Palácio Bernardino Monteiro vira palco de espetáculo natalino em Cachoeiro

Leia mais