O Ministério Público de Minas Gerais lançou o edital para contratação de 50 profissionais da área do direito, com pelo menos 3 anos de atividade jurídica após a conclusão do curso de bacharel, para ocupar o cargo de promotor de justiça substituto. O ganho inicial é de R$ 30.404,42.
A banca organizadora do concurso é a Fundep. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de outubro. O pagamento da taxa de R$ 304,00 pode ser feito até o dia 14 de outubro. Candidatos comprovadamente desempregados ou que possuem o registro no CadÚnico têm isenção da taxa.
Do total de vagas, 35 estão para ampla disputa, 5 ficam reservadas para pessoas com deficiência e 10 para candidatos negros. As provas serão aplicadas no estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte
O concurso está dividido em cinco etapas e três já têm datas previstas no edital. A primeira delas é de prova objetiva com 80 questões, valendo meio ponto (0,5) cada acerto, a ser realizada no próximo dia 24 de novembro, às 8 horas.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Na segunda fase, o candidato terá que realizar uma peça processual ou dissertação, além da prova discursiva especializada, com aplicação marcada para os dias 21 e 22 de março de 2020. A quarta fase, de provas orais, também já tem data prevista: de 31 de agosto a 18 de setembro de 2020.
A terceira etapa, de exames psicotécnico e de higidez física e mental, e a quinta fase, com a prova de títulos ainda não têm datas previstas no edital.
O prazo de validade do concurso MP-MG para promotor de justiça substituto é de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.