O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) inaugurou nesta quarta-feira (22) um canal específico para atender denúncias de violência doméstica e demais crimes cometidos contra as mulheres, a Ouvidoria das Mulheres.
As denúncias de violência contra a mulher poderão ser feitas, inclusive de forma anônima, através de vários canais: telefone 127; e-mail: ouvidoria@mpes.mp.br; site ouvidoria.mpes.mp.br; aplicativo: MPES Cidadão; além das Promotorias de Justiça das cidades capixabas e da sede do MPES, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.
O evento de lançamento teve várias palestras, entre ela a da coordenadora da Comissão de Mulheres da Associação Nacional do Membros do Ministério Público (Conamp), promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) Gabriela Manssur.
Palestrou também a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) do MPES, promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares.
A Ouvidoria das Mulheres é o canal especializado da Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP) para o recebimento e o encaminhamento de demandas relacionadas à violência contra a mulher.
O lançamento é parte das atividades do projeto Ouvidoria Nacional Itinerante, realizado pela ONMP no MPES de 20 a 23 de setembro.