Muitas pessoas adoram ter plantas em casa, mas para quem tem animais de estimação, surge a preocupação sobre quais espécies são seguras. A relação entre plantas e pets está cercada de mitos, o que pode levar a escolhas erradas ou desnecessário medo. Para esclarecer esse assunto, separamos cinco mitos sobre plantas seguras e tóxicas para animais.
1. “Se meu pet não come plantas, não há risco”
Esse é um dos principais equÃvocos. Mesmo que seu animal não tenha o hábito de mastigar folhas, algumas plantas podem ser tóxicas apenas pelo contato. A seiva de certas espécies pode causar irritações na pele ou ser absorvida ao lamber as patas após tocá-las. Além disso, alguns pets podem desenvolver curiosidade e acabar ingerindo partes da planta sem que os tutores percebam.
2. “Todas as plantas com flores são perigosas para os animais”
Nem toda planta florida é prejudicial aos pets. De fato, algumas são tóxicas, como o lÃrio (Lilium spp.), altamente perigoso para gatos. No entanto, muitas outras, como orquÃdeas e violetas-africanas, são completamente seguras. O importante é pesquisar sobre cada espécie antes de introduzi-la no ambiente do pet.
3. “Plantas naturais são sempre melhores que artificiais para animais”
Embora as artificiais não ofereçam toxicidade, elas podem representar um perigo caso sejam mastigadas pelos animais. Pequenos pedaços podem ser ingeridos e causar obstruções intestinais. Já as plantas naturais, quando escolhidas corretamente, não apresentam esse tipo de risco e ainda contribuem para um ambiente mais saudável.
4. “Basta manter plantas tóxicas fora do alcance dos pets”
Mesmo colocando as plantas em locais altos ou inacessÃveis, os animais podem encontrar maneiras de alcançá-las. Gatos, por exemplo, adoram escalar móveis e podem facilmente alcançar um vaso em uma prateleira. Além disso, folhas e flores podem cair no chão, tornando-se acessÃveis para cães e outros animais curiosos. A melhor opção é evitar o cultivo de espécies potencialmente tóxicas.
5. “Se uma planta é segura para humanos, também é para os pets”
Muitas plantas que não fazem mal aos humanos podem ser extremamente tóxicas para os animais. Um exemplo clássico é a babosa (Aloe vera), que tem propriedades benéficas para as pessoas, mas pode causar vômito, diarreia e letargia em cães e gatos. O metabolismo dos animais funciona de maneira diferente, e algumas substâncias inofensivas para nós podem ser perigosas para eles.
Ao desmistificar esses conceitos errados, tutores podem criar um ambiente mais seguro para seus pets sem abrir mão da beleza delas. Antes de escolher novas espécies para sua casa ou jardim, pesquise bem e consulte fontes confiáveis para garantir que seus animais estejam protegidos.