Os municípios da Região Sul do Espírito Santo iniciarão a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Com a medida, todas as 78 cidades capixabas estão aptas a imunizar contra a doença.
Com o apoio da Comissão Intergestores Bipartite e do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) começa a enviar as doses para os 26 municípios do Sul.
A estratégia estadual visa otimizar o estoque de vacinas, com a primeira remessa de 8.200 doses, destinada a cerca de 20% da população-alvo, que totaliza 41.006 crianças e adolescentes.
A Sesa espera receber novas doses do Ministério da Saúde para complementar e repor os estoques.
Os municípios que compõem a região Sul de Saúde são: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
As prefeituras destas cidades já podem agendar a retirada das doses na Rede de Frio da Superintendência Regional Sul de Saúde, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. A imunização deve começar imediatamente após o recebimento das vacinas.
A vacinação contra a dengue no Espírito Santo teve início em março deste ano na Região Metropolitana e foi expandida para a Região Centro-Norte em abril. Até o momento, foram aplicadas 41.950 primeiras doses, com uma cobertura vacinal de 28,79% do público-alvo de 10 a 14 anos, e 1.646 segundas doses, cobrindo 1,13% desse grupo.