qui 28/março/2024 06:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Moradores de Cachoeiro podem agendar consultas nos postinhos sem pegar senha

redacao
Redação Dia a Dia

Os moradores de Cachoeiro que quiserem agendar consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município não precisam pegar senha.

Para a marcação, basta se dirigir até uma das UBS  de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h – e fazer a solicitação. Não não há necessidade de chegar mais cedo ou de se aglomerar em filas.

A marcação é feita de acordo com a disponibilidade na agenda e, em caso de dificuldade, a enfermeira responsável pela unidade pode ser acionada.

O fim da utilização de senhas para marcar procedimentos faz parte de um processo de reestruturação do acesso à Atenção Básica de Saúde, já em curso em Cachoeiro, realizada junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta que as UBS’s realizam os atendimentos eletivos e de pacientes de baixa gravidade, como casos de febre baixa, coleta de exames ou curativos para feridas.

Orienta que em casos de urgência e emergência, devem ser procurados os pronto atendimentos 24 horas, como o PA de Itaoca, o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), a Unidade de Pronto Atendimento do Marbrasa (UPA 24h) ou o Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Segundo a Semus a rede municipal de saúde conta com 32 UBS, onde trabalham 53 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São atendidos pacientes de todas as idades.

Na segunda quinzena de janeiro, a Semus deverá lançar um novo agendamento on-line, de modo a facilitar ainda mais o acesso a alguns dos procedimentos oferecidos nas UBS, o que incluirá: exame preventivo para mulheres; pré-natal; puericultura; programa de tabagismo; curativo e retirada de pontos; testes rápidos de Covid-19, HIV e Hepatite B.

“Como acontece em qualquer unidade de saúde, mesmo na rede privada, é preciso que o paciente aguarde um prazo de atendimento. Além disso, a pandemia alterou a rotina das unidades e dos profissionais de saúde, que têm se dedicado a atender a população com toda a atenção que ela merece”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Os contatos de todas as Unidades de Saúde com endereço e telefones pode ser conferido em www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus/unidades-basicas-de-saude/.

Dúvidas com relação ao atendimento podem ser enviadas para a Ouvidoria Geral do SUS, pelos telefones 0800 081 1696 e (28) 3521-1696. Outra opção é registrar a manifestação na página da Ouvidoria Geral do SUS no site da Prefeitura de Cachoeiro.

Com a pandemia, a rede municipal passou a acolher muitos casos de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias, além de realizar a vacinação contra a Covid-19 – fatores que impactam no acesso aos demais procedimentos de saúde.

Além disso, também há casos de pacientes que faltam às consultas sem apresentar justificativa, ocasionando prejuízos para a organização da agenda. De acordo com a Semus, o índice de desistência das consultas marcadas chega a 20%.

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Encontro em Brasilia

Plano de construção de 560 novas casas e reparo de outras 1,7 mil é entregue em Brasília

concursopublico

Concurso Público: candidatos já podem consultar locais das provas

Doações_Foto divulgação

Voluntários e Indústrias do Sul do ES recebem ajuda e suporte da Findes

Secretaria Municipal da Fazenda

Refis: prazo para negociação de dívidas termina nesta quarta-feira

Enxurrada_ES

Casagrande vai a Brasília buscar ajuda para recuperar municípios afetados pelas chuvas

Leia mais