dom 16/março/2025 06:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
A audiência aconteceu na Câmara de Guaçuí. Foto: Léo Ola/PMG

Moradores de Guaçuí cobram Delegacia da Mulher, juiz titular e melhoria no atendimento do SML

Erika Santos

Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, moradores de Guaçuí reivindicaram a vinda de um juiz titular para a cidade, reclamaram de centenas de furtos, cobraram a instalação de uma Delegacia da Mulher e pediram a ampliação do atendimento do Serviço Médico Legal (SML).

O encontro, ocorrido na noite de quarta-feira (11), foi promovido pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Danilo Bahiense.

A mesa principal da audiência foi formada por Bahiense, pelo deputado Luciano Machado, que é membro efetivo do colegiado; pela prefeita de Guaçuí, Vera Lúcia Costa; pelo presidente da Câmara de Guaçuí, Ângelo Moreira da Silva; e pelo prefeito de Divino São Lourenço, Eleardo Aparício Costa Brasil.

Autoridades participaram da audiência pública. Foto: Ascom/Danilo Bahiense

O advogado Luís Bernardes, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na região do Caparaó, destacou que a cidade de 30 mil habitantes não possui um juiz titular, o que leva um magistrado de Cachoeiro de Itapemirim se deslocar semanalmente ao município. 

“Convivemos com assessores e estagiários. Já denunciamos isso para o Conselho Nacional de Justiça”, disse Bernardes.

Ao tomar conhecimento da alegação, Bahiense disse que vai acionar o Poder Judiciário.

“Vamos fazer contato com o Tribunal de Justiça estadual e com o Conselho Nacional de Justiça, porque a reclamação é grande e justa. Uma cidade que não tem juiz para ouvir as reclamações da população e das polícias é um prejuízo muito grande”, afirmou o parlamentar.

Furtos

A questão dos furtos no município também foi apontada por Bernardes como um problema. Dados da Delegacia Online revelam que ocorreram de janeiro até a primeira semana de setembro deste ano 213 ocorrências.

O comandante do 3º Batalhão (Alegre) da Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Suave, disse que a situação na cidade melhorou nos últimos tempos, com redução no número de ocorrências.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

SML

Outro ponto discutido foi a ampliação da estrutura do Serviço Médico Legal (SML). Bahiense disse que o assunto já foi levado ao conhecimento do governador Renato Casagrande para que seja atendida a indicação 1.279/2019, visando a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em Cachoeiro, para que funcione em conjunto com o SML cachoeirense.

“Desta forma, não haveria mais o transtorno de um corpo ser deslocado para Vitória e a família ter ainda de passar por mais uma situação difícil num momento tão triste e delicado. A união de trabalhos, certamente, acabaria com este cenário”, frisou Bahiense.

Delegacia da Mulher

A prefeita Vera Lúcia Costa cobrou melhorias no atendimento dos casos de violência contra a mulher em Guaçuí.

“Temos um número muito grande de violência contra a mulher”, frisou a prefeita. 

Bahiense lembrou que a maioria dos crimes contra a pessoa em Guaçuí está dentro dos quesitos de ameaça e da Lei Maria da Penha.

Presente na audiência pública, o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho, disse que vai avaliar a possibilidade de instalação de uma Delegacia da Mulher no município.

Vigilância

Outras reivindicações foram feitas pelos moradores, como melhoria no patrulhamento e vigilância nas divisas com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, por conta de ameaças de instalação do crime organizado; reforço na vigilância da Patrulha Rural e que não seja feita somente pela Polícia Ambiental; implantação de câmeras de videomonitoramento nas cidades; pátio para veículos apreendidos; aumento do efetivo policial; e novas delegacias para a região.

Um relatório da reunião será apreciado na Comissão de Segurança e encaminhado ao governo do Estado, Ministério Público do Espírito Santo, Tribunal de Justiça e outras instituições relacionadas com a segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte escolar tem falhas em Cachoeiro

Ferraço determina rescisão de contrato com empresa de transporte escolar

Padre Reginaldo Manzotti na Festa da Penha

Show com Padre Reginaldo Mazotti encerrará Festa da Penha

BRK lança relatório de água

BRK disponibiliza relatório de qualidade da água de Cachoeiro

Lei Aldir Blanc-14-03-2025

Contemplados da Lei Aldir Blanc reclamam de atraso nos pagamentos em Cachoeiro

Dia Mundial da Água vai ser comemorado com passeio ciclístico

Passeio ciclístico vai celebrar o Dia Mundial da Água em Marataízes

Declaração do IR 2025 começa nesta segunda

Declaração do IR 2025 começa na segunda. Confira as regras

Bispo de Cachoeiro lança livro sobre Moçambique

Bispo da Diocese de Cachoeiro lança livro sobre suas experiências em Moçambique

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

Leia mais