Um grupo de moradores de Vargem Alta, na Região Serrana, decidiu se unir em mutirão para limpar os trilhos da antiga Ferrovia Leopoldina, centenária linha férrea que corta a cidade e que está abandonada há anos.
A mobilização foi realizada na manhã de sábado (10) com a participação de 11 pessoas.
O trabalho de limpeza dos trilhos não foi fácil. Não foi possível concluir todo o trecho almejado. Um novo mutirão está sendo organizado para o dia 31 de julho, com saída às 7h na estação ferroviária, no centro de Vargem Alta.
O personal trainer Rômulo Barros, 29 anos, autor da iniciativa, teve a ideia após tentar realizar um passeio pela linha férrea. Na ocasião, ele não conseguiu avançar na caminhada porque a vegetação estava impedindo a passagem.
Então, ele reuniu amigos e outras pessoas interessadas em limpar os trilhos e, juntos, organizaram o mutirão, com enxadas, foices e até motosserras.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Nossa meta é limpar os trilhos que ligam a sede de Vargem Alta até a Cachoeira do Caiado, que fica na comunidade de Guiomar, em um trecho de aproximadamente oito quilômetros”, destacou Rômulo.
Ele adiantou que o objetivo do grupo é expandir as ações para limpeza de trilhas no município. “Queremos cuidar do patrimônio, pois também é de nossa responsabilidade”, afirmou.
O assessor de comunicação, Julimar Paiva, 34, participou do mutirão e relatou que havia no trecho muito mato, além de galhos e até árvores caídas sobre os trilhos. Existem trechos em que não é possível enxergar a linha do trem.
“É dever nosso cuidar do patrimônio e a ferrovia é um patrimônio histórico de nosso estado. Infelizmente está abandonada. Há uns quatro ou cinco anos que não passa um trem”, destacou.