qui 25/abril/2024 09:24
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Alessandro de Paula

Motoristas de aplicativo de Cachoeiro querem legislação para o setor

redacao
Redação Dia a Dia

Na sessão virtual da Câmara de Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim, realizada nesta terça-feira (18), contou com a participação do representante da Associação dos Motoristas do Sul do Estado (Amasul), Levi Ferreira, e o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo do Espírito Santo (Amapes), Luiz Fernando Muller, que falaram sobre a falta de áreas para embarque e desembarque de passageiros no bairro Guandu.

Eles também pediram que a Câmara faça a articulação necessária para regulamentar a questão. A reivindicação é a mesma que motivou a realização de carreata em Cachoeiro, na última semana, com mais de 80 veículos.

Clandestinos

Segundo estimativas das associações, Cachoeiro possui hoje cerca de 500 motoristas de aplicativos, que atendem a cerca de 20 mil pessoas por dia. No entanto, além deles, há também os que atuam de forma clandestina, alguns por possuírem problemas na justiça ou por utilizarem veículos sem manutenção. “Sabemos que muitas vezes algumas atitudes da prefeitura querem na verdade limitar a atuação dos clandestinos. Mas isso acaba prejudicando todos nós”, ressalta Levi.

O representante da Amasul afirmou que, em 2018, quando os aplicativos de transporte começaram a funcionar em Cachoeiro, havia vagas para embarque e desembarque em toda a cidade, e lembrou de cinco pontos importantes que foram extintos apenas no bairro Guandu.

“O Guandu é uma das áreas comerciais mais movimentadas da cidade, em que muitas vezes as pessoas estão com sacolas de compras, e não podem acessar o nosso serviço, porque corremos o risco de ser multados quando paramos o veículo”, protestou.

Luiz Fernando Muller, além de solicitar a volta dos pontos de parada, afirmou que a prefeitura deveria ampliar o seu relacionamento oficial com os aplicativos de transporte, da forma como já ocorre em outras cidades e estados brasileiros, incluindo o governo capixaba. “Em vez de ter despesas com aquisição ou aluguel de veículos para transportar servidores em serviço, poderia utilizar os aplicativos. Este tipo de contrato pode trazer economia superior a 30%”, completa.

Outra iniciativa já adotada em outras cidades, segundo ele, é a redução de ISS para os motoristas que utilizam veículos movidos a GNV.

Abril_Verde_Santa_Casa_24_04_04

Abril Verde: Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa para evitar acidentes de trabalho

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Leia mais