A partir desta terça-feira (16), os condutores capixabas passarão a receber mensagens no celular e por e-mail para avisar sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir e do processo de habilitação.
A medida implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) é parte do projeto Detran 100% Digital para facilitar o acesso aos serviços.
A mensagem enviada para o celular e para o e-mail dos condutores informará sobre quando o documento vencerá e dará orientação sobre o procedimento a ser feito.
Os condutores habilitados serão informados 15 dias antes do vencimento do documento e serão orientados a procurar uma Clínica Médica / Psicológica credenciada para a renovação da habilitação.
Já os permissionários receberão a mensagem um dia depois do vencimento e deverão requerer a sua CNH definitiva no site www.detran.es.gov.br.
Os candidatos à primeira habilitação, que têm o prazo de 12 meses para passar por todas as etapas, também serão informados sobre o processo em três oportunidades: 180 dias, 120 dias e 90 dias antes do vencimento.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Esse novo serviço tem o objetivo de alertar o aluno para o prazo do seu processo e orientá-lo a entrar em contato com o Centro de Formação de Condutores (CFC) em que está matriculado caso esteja atrasado.
“Queremos facilitar a vida dos condutores lembrando a eles as datas de vencimento e orientando o que devem fazer para que eles se programem e possam ter tempo hábil para estar com a habilitação em dia”, explicou o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira.
Dados
Para garantir que o SMS e e-mail sejam recebidos corretamente, o telefone celular e o e-mail dos condutores passarão a ser validados em todos os processos de habilitação. Só após a validação dos contatos, o documento será emitido e enviado ao habilitado.
A expectativa é que o envio da notificação para o celular e e-mail informados pelo cidadão garanta que o condutor receba a mensagem e saiba os procedimentos a serem adotados, já que o órgão percebeu que muitos condutores não recebem as notificações enviadas por correspondência porque não comunicam o Detran|ES em caso de mudança de endereço.