Cinco motociclistas foram autuados na última semana em Cachoeiro de Itapemirim durante blitz para coibir a circulação de motos com descargas abertas, que produzem forte barulho.
Segundo a prefeitura, alguns proprietários alteram o sistema de descarga, retirando o miolo (silenciador) ou substituindo o cano original por um outro, sem silenciador.
A fiscalização será rotineira, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“A retirada dos silenciadores do sistema de descarga causa uma poluição sonora enorme, que afeta muito a saúde das pessoas. A última coisa que queremos, sobretudo, em meio a uma pandemia, é ter mais problemas de saúde pública”, justificou.
Na operação da semana passada, 67 motociclistas foram abordados. Além dos cinco que circulavam com descarga aberta, mais seis foram autuados por outros motivos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo com descarga livre é uma infração grave, que pode acarretar em perda de cinco pontos na carteira de motorista, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização.