ter 17/junho/2025 02:00
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

MPES fiscaliza escolas sem água potável em 17 municípios capixabas

Projeto Sede de Aprender fiscaliza escolas sem água potável no ES. Ação abrange 71 unidades em 17 municípios capixabas.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) iniciou nesta segunda-feira (2) uma série de fiscalizações em escolas públicas que enfrentam problemas de abastecimento de água potável.

As ações fazem parte do projeto nacional Sede de Aprender, idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o MP de Alagoas (MPAL), a ATRICON e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

No Espírito Santo, 71 escolas foram identificadas com ausência de água potável. Promotores de Justiça e servidores do MPES, com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Educação (CAOPE) e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOA), realizam visitas técnicas entre os dias 2 e 6 de junho.

As inspeções ocorrem em escolas localizadas nos municípios de Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Ibatiba, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Linhares, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Pavão.

Durante as visitas, será aplicado um questionário com 41 perguntas, avaliando as condições de infraestrutura, saneamento e acesso à água. As informações coletadas visam subsidiar ações dos órgãos de controle e melhorar as políticas públicas na área da educação.

O projeto Sede de Aprender busca assegurar o direito fundamental de acesso à água nas escolas e promover ações educativas sobre o uso consciente e sustentável desse recurso. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).

Segundo o Censo Escolar 2024, mais de 647 mil estudantes no Brasil estão em escolas públicas sem água potável. Outros 179 mil não têm abastecimento regular de água, 357 mil não contam com esgoto e 347 mil estudam em unidades sem banheiros.

Com base nesses dados, o MP pretende intensificar medidas estruturais e educativas para garantir condições dignas de aprendizagem aos alunos da rede pública.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

paradesportista-basquete

ES cria programa para incentivar esporte entre pessoas com deficiência

Caixa_economica28-01-2021

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago para nascidos em julho e agosto

pix

Pix Automático funciona a partir desta segunda e promete facilitar pagamentos

golpe-procon

Golpistas usam nome do Procon para aplicar golpes via WhatsApp e e-mail

corpus-christi-2025-confissao-ar-livre

Corpus Christi de Castelo: Fiéis terão acesso a confessionário ao ar livre

cartaz-15-06-2025

Espiritualidade encarnada: uma fé que toca a vida

libelula-15-06-2025

Milagres Cotidianos

No ponto alto da festa, no dia 19 de junho, durante a missa campal de Corpus Christi, Nossa Senhora do Amparo ocupará lugar de honra junto ao altar, antes de acompanhar a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Retorno histórico de Nossa Senhora do Amparo marca festa de Corpus Christi

Leia mais