sex 19/abril/2024 17:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mulheres da Polícia Civil capixaba e advogada lançam livro Inocência Violada

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O livro “Inocência Violada”Após, que mostra a análise de casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes capixabas, será lançado na quinta-feira (30) às 16h no Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado, em Vitória.

As autoras são Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, Marta Silva Vieira da Costa, Arcangela Pivetta dos Santos e Ariane Rasseli Sfalsini.

São policiais civis e uma advogada que assinam o livro-documento, cujo delicado enredo traz uma coletânea de crônicas sensíveis e busca chamar a atenção para um tema urgente e de reflexão obrigatória: a agressão contra crianças e adolescentes.

Propositadamente, a narrativa mistura realidade e ficção. O objetivo é proteger seus personagens, sem identificação de vítimas, autores, épocas e locais.

Escrita em três partes, a publicação apresenta histórias de fatos criminosos reais que as autoras, todas especialistas em ocorrências desta natureza, tiveram conhecimento enquanto atuavam na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

 

Perfil do abusador sexual

Impactante e atual, o tema é tratado com uma linguagem simples. A ideia é ser de fácil entendimento para toda a população ou, ao menos, à maior parte dela.

Ao longo de suas 145 páginas, são revelados importantes sinais e riscos que uma vítima pode correr. Também destrincha os possíveis motivos que levaram a este tipo de violência, a partir do perfil do predador ou abusador sexual – geralmente pessoas acima de qualquer suspeita.

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini, uma das autoras, que foi delegada de polícia por 20 anos, diz que todos os dias crianças e adolescentes são abusados. A maioria dos casos acontece no meio familiar ou entre conhecidos, passando, muitas vezes, despercebidos, e daí a relevância da sociedade ter conhecimento sobre este assunto.

“Saber onde e como acontece essa violência; como a criança ou adolescente se comporta quando é vítima de abuso sexual; quem pode ser o abusador; o papel de quem descobre uma vítima de abuso. São questões importantes e que podem ajudar a identificar situações de violência”, explica.

Para ela, é preciso que o tema seja visto como prioridade e que se busque alternativas e soluções para que os abusos não sejam tratados apenas sob o ponto de vista da tipificação e aplicação da lei.

“Também é imprescindível oferecer o acolhimento, o carinho e o respeito que essas indefesas vítimas tanto necessitam a fim de mitigar, ao máximo, as graves consequências que a violência provoca em suas vidas”, acrescentou.

 

As autoras

Maria Aparecida Rasseli Sfalsini – Delegada de polícia por 20 anos, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil, trabalhou como coordenadora na Defensoria Pública do Espírito Santo de 1999 a 2001. Nascida em Santa Teresa (ES), atualmente faz palestras sobre “violência contra a mulher e contra a criança e adolescente”.

Marta Silva Vieira da Costa – Funcionária Pública Estadual aposentada, nascida em Vitória (ES), foi escrivã da Polícia Civil do ES por 19 anos, em unidades como a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Como presidente da Fraternidade Feminina Acácia Vilavelhense, coordenou, de 2009 a 2011, o projeto “Uma Oportunidade para Muitas”, qualificando mulheres para o mercado de trabalho. Atualmente cursa Ciências Humanas.

Arcangela Pivetta dos Santos – Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – no ano de 1999, com experiência na Empresa Vale do Rio Doce; no IFES /ES; na Prefeitura Municipal de Cariacica, nas seguintes áreas: Terceira Idade, Saúde Mental, Projetos de Implantação Habitacional. Atuou como voluntária na Fundação Manoel Passos Barros. Aprovada em concurso público no cargo de Investigadora de Polícia Civil do ES, passou a exercer suas atividades na DPCA – Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, onde desenvolveu um atendimento as vítimas de Abuso Sexual (no período de sete anos), formada no Curso Livre de Formação em Psicanálise Clínica pela ABPC. Atualmente realiza suas atividades profissionais na Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social – SESP. Nasceu na cidade de Vitória/ES, residente no município de Cariacica.

Ariane Rasseli Sfalsini – Advogada, nascida em Colatina (ES), graduada em direito, pós-graduada em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), atuou como juíza leiga pelo Tribunal do Espírito Santo em 2020. Atualmente exerce advocacia na área criminal.

 

SAIBA MAIS

Lançamento do livro Inocência Violada

Horário: das 16 às 21 horas

Local: Sindicato dos Delegados de Polícia do Espírito Santo, SINDEPES-ES. Rua Aluísio Simões, 570, Bento Ferreira, Vitória.

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota Emoções” que marcou a vida do Rei

Leia mais