As frutas são um ótimo alimento para os cães, mas nem todas podem ser consumidas por eles. Além disso, algumas delas exigem cuidados, como descascar ou tirar os caroços.
Mas antes de dar um pedaço daquela fruta suculenta para o melhor amigo é importante conhecer bem o estado de saúde do animal para entender se ele possui alguma doença que pode ser piorada ao consumir determinado alimento.
E também é preciso saber que por mais saudável que seja a fruta, cada pet é único, podendo manifestar episódios de vômito, diarreia e alergia. Na dúvida, consulte um veterinário.
Confira na lista abaixo as frutas que podem ser consumidas e as que exigem uma certa moderação. As informações sobre a toxicidade das frutas são do site da The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA).
Frutas liberadas
Banana
A banana é liberada para os cães, mas é preciso oferecer de forma controlada para evitar problemas como obesidade, devido ao seu alto teor de açúcar (frutose). Possui vitaminas A, B6 e C, fibras, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Melancia
É uma fruta refrescante, pois possui alto teor de água, podendo ser oferecida ao cão principalmente nos dias quentes. Possui vitaminas A e C. Ofereça a fruta sem sementes e sem casca.
Morango
É uma boa opção para o cachorro, pois possui benefícios para o sistema imunológico dos animais e funciona também como um anti-inflamatório. Contém vitaminas A, B e C, e é rica em antioxidantes.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Manga
É fonte de fibras alimentares e vitamina C. Ofereça a fruta sem casca e sem caroço. Mas não exagere, pois da mesma forma que acontece com a banana, a manga possui alta concentração de açúcares, podendo haver ganho de peso.
Kiwi
É uma fruta rica em vitamina C que auxilia na digestão de alimentos. Não é necessário retirar as sementes, somente a casca.
Melão
A fruta possui vitaminas B6 e C, fibras e potássio. Possui maior quantidade de água. Os cães podem comer em pequenos pedaços, sem a casca e sementes. É uma fruta refrescante, com alto teor de água.
Goiaba
A fruta auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro, ajudando a combater a diarreia. É rica em vitaminas A, B e C, ferro e fósforo. Deve ser oferecida sem casca, mas precisa tirar as sementes.
Frutas liberadas com cautela
Abacaxi
Pode ser oferecida aos cães com moderação, desde que descascada, em pequenos pedaços. Possui vitaminas A, complexo B, C, fósforo, cálcio e potássio. A enzima bromelina ajuda na digestão.
Maçã
Rica em vitaminas C e do complexo B, a maçã é rica em vitaminas A, B, C e E, e fibras. Mas é preciso retirar os talos e as sementes, que podem liberar ácido cianídrico, interferindo na transferência de oxigênio para as células do organismo.
Mamão
Deve ser consumida com moderação. Fonte de vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio, o mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão, mas que pode soltar o intestino. A dica é não exagerar.