Quem tem animais de estimação em casa, como cães e gatos, sabe que a curiosidade é uma característica que nasce com eles. E quando o ambiente doméstico possui plantas e flores naturais na decoração, todo cuidado é pouco. Algumas podem ser extremamente perigosas para os pets.
Nesses casos, é bom ficar alerta porque quando um animal vomita após comer uma planta, isso pode indicar sinal de intoxicação.
Os sintomas de intoxicação por plantas dependem de vários fatores, como o tipo de planta, a quantidade ingerida, o tempo que passou desde que o animal comeu, o tamanho do animal, a idade e o estado geral de saúde.
Em caso de mudança de comportamento, apatia, euforia, vômito, diarréia, presença de sangue, a orientação é procurar um veterinário com urgência.
Para evitar acidentes, evite ter plantas tóxicas em casa ou as coloque em local de difícil acesso para os pets.
Plantas e flores tóxicas
Antúrio
Causa reações tóxicas nos animais, como irritação das mucosas, diarreia, vômito, salivação e asfixia.
Azaleia
Essa flor é perigosa para os pets porque se for ingerida pode causar distúrbios digestivos e atacar o coração.
Bico-de-papagaio
Essas flores podem fazer muito mal para cachorros e gatos. Causa irritações na boca e no estômago, além de vômito e sinais de irritação e coceira na pele.
Comigo-ninguém-pode
As folhas são tóxicas tanto para humanos quanto para animais. O contato pode causar irritação e a ingestão até a morte.
Copo-de-leite
A flor causa irritação na mucosa dos animais. Pode desencadear um quadro de dor aguda e edema de glote.
Coroa de Cristo
A planta exala um látex que possui uma toxina perigosa para os pets. A seiva leitosa pode provocar dor, vermelhidão e inchaço. Caso em contato com os olhos, causa até cegueira.
Espada-de-São-Jorge
Essa planta causa irritação nas mucosas, dificuldade respiratória e diminuição dos movimentos.
Espirradeira
A ingestão dessa flor pode causar alterações no coração do pet, como arritmia. Além disso, causa perda de movimentos, vômito e morte.
Hibisco
As flores e folhas têm efeito tóxico aos animais e podem ser fatais. Alguns dos sintomas são gastrointestinais, incluindo diarreia, vômito, perda de apetite e náusea.
Hortênsia
A ingestão da flor pode causar intoxicação nos animais, com cólicas, náusea, vômito, fraqueza e até um quadro de convulsão.
Lírio
Extremamente tóxico, principalmente para os gatos. Sua ingestão ataca o sistema renal dos felinos. Alguns tipos de lírios também são tóxicos para os cães.
Violeta
Tanto o caule quanto a semente são tóxicos, podendo causar gastrite, diarreia, vômito, dificuldade respiratória e complicações de circulação.