Folclore, fé, música e muita animação se misturam neste sábado (4) nas ruas do sítio histórico de Muqui durante o mais tradicional encontro de folias de reis do país, que este ano vai reunir 40 grupos folclóricos.
O 72º Encontro Nacional de Folias de Reis de Muqui será de 8 à 20 horas, com almoço festivo, show do grupo Moxuara e apresentação de grupos de folia de reis do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Tradicionalmente o evento acontece em agosto. No entanto, segundo a secretária de Turismo e Cultura de Muqui, Cristiane Oliveira, por conta das dificuldades com o repasse de verbas, o encontro foi transferido do ano passado para fevereiro de 2023.
Cristiane explicou que o encontro ocorre desde 1950 e foi criado na gestão do saudoso senador Dirceu Cardoso, na ocasião prefeito da cidade.
Um dos grupos é o Folia de Reis Estrela Paz do Oriente, de Muqui, comandado pelo mestre José Inácio de Souza, que tem 77 anos, e participa de Folia de Reis há mais de seis décadas.
“Comecei na Folia de Reis com meu irmão. Eu era muito novo, tinha uns 10 anos”. José Inácio explicou que as toadas são enredos, cantados pelos mestres de acordo com os cenários das casas do Sítio Histórico. De acordo com o aposentado, os ensaios acontecem durante todo o ano.
Programação
8h: Chegada dos grupos de Folias de Reis
9h: Abertura oficial
11h: Almoço festivo
12h30: Reunião dos Mestres e atividades livres com foliões e palhaços
13h30: Cortejo dos grupos pelo eixo principal do sítio histórico
15h: Benção das Folias na Matriz São João Batista
16h30: As casas do sítio histórico recebem os grupos
18h30: Encerramento
20h: Show com o grupo Moxuara no Jardim Público Municipal, para finalizar a programação