qui 28/março/2024 06:24
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Casarões que formam o Museu Dirceu Cardoso. Foto: Muqui Casas Amarelas

Museu Dirceu Cardoso vai ser restaurado em Muqui

redacao
Redação Dia a Dia

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou o convênio para o restauro do Museu Dirceu Cardoso, em Muqui. Dois imóveis serão reformados para abrigar o acervo sobre a memória do Sítio Histórico do município.

Serão investidos mais de R$ 1,2 milhão nas obras que serão executadas pela prefeitura do município, com recursos do governo do Estado. A previsão é de que o restauro seja concluído em meados de 2021. O convênio foi assinado na segunda-feira (20).

Casagrande ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico, além da conexão entre o turismo com a economia.

“Reconhecemos que Muqui tem no seu patrimônio um caminho de desenvolvimento econômico. Isso tudo tem que se transformar num caminho para as pessoas conhecerem mais a história do Espírito Santo e de Muqui”, apontou o governador.

Convênio foi assinado no Palácio Anchieta. Foto: Hélio Filho/Secom

O secretário de Estado da Cultura em exercício, Pedro Virgolino, destacou a educação patrimonial para a manutenção de prédios tombados.

“Uma obra como essa é de suma importância. A preservação do nosso patrimônio arquitetônico é responsabilidade de todos. Cada um de nós pode ter sua parcela de participação fiscalizando, notificando a secretaria ou conscientizando as pessoas a sua volta sobre a preservação de nossa história”, disse.

Virgolino também frisou que a Secult está com editais de patrimônio abertos até o próximo dia 27. O edital 021/2019 contempla a restauração de prédios em sítios históricos, como o de Muqui. Já o 022/2019 é voltado para ações de educação patrimonial para a preservação do patrimônio.

Sobre os imóveis

Os dois imóveis que serão restaurados remontam uma arquitetura comum em fins do século XIX e começo do século XX. Construídas num estilo eclético, as casas fazem parte do conjunto do Sítio Histórico de Muqui, que é o maior do estilo no Estado. O museu homenageia Dirceu Cardoso, que foi prefeito de Muqui, deputado estadual, deputado federal e senador.

Após o restauro, as casas vão abrigar o Museu Dirceu Cardoso, recebendo um vasto material histórico que valoriza a memória da cidade de Muqui. O acervo contempla diversas peças que pertenciam ao antigo Colégio de Muqui, como documentos, diplomas, uniformes, objetos pessoais e fotos.

As duas edificações localizadas no Bairro Boa Esperança se tornaram propriedade da Associação dos ex-alunos do Colégio de Muqui desde 2009, e foram tombadas a nível estadual pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução CEC nº 02/2012.

Participaram da solenidade, o prefeito de Muqui, Renato Prúcoli; os deputados estaduais José Esmeraldo e Emílio Mameri; a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas Palomares; e a gerente de Memória e Patrimônio da Secult, Patricia Bragatto.

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Encontro em Brasilia

Plano de construção de 560 novas casas e reparo de outras 1,7 mil é entregue em Brasília

concursopublico

Concurso Público: candidatos já podem consultar locais das provas

Doações_Foto divulgação

Voluntários e Indústrias do Sul do ES recebem ajuda e suporte da Findes

Secretaria Municipal da Fazenda

Refis: prazo para negociação de dívidas termina nesta quarta-feira

Enxurrada_ES

Casagrande vai a Brasília buscar ajuda para recuperar municípios afetados pelas chuvas

Leia mais