dom 27/abril/2025 19:18
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Neste sábado (14), os brasileiros que estão em Gaza devem sair da área de guerra pelo Egito

redacao
Redação Dia a Dia

O governo do Egito concordou em abrir um corredor humanitário para a passagem de pessoas que estão na Faixa de Gaza, região onde o conflito entre Israel e Palestina é mais intenso.

Fontes do governo informaram à que as autoridades egípcias devem abrir a fronteira com Rafá, ao sul de Gaza, neste sábado (14), entre 12h e 17h (horário local) para a passagem de um comboio internacional, incluindo um grupo de brasileiros.

A expectativa é que os brasileiros sejam levados até o Cairo, capital do Egito, onde devem ser resgatados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo brasileiro pediu a abertura de um corredor humanitário no Egito há cinco dias, e, segundo fontes do Planalto, a liberação ocorreu devido à pressão internacional para a retirada de cidadãos estrangeiros da área de conflito.

Nessa quinta-feira (12), o governo brasileiro enviou a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, especialmente para fazer a operação de resgate. O avião está em Roma, na Itália, onde aguarda autorização para ir ao Egito.

Com capacidade para 40 passageiros, essa é a sexta aeronave da FAB enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel.

Mais de 3 mil mortos

Em uma semana, o número de mortos na guerra entre Israel e Hamas passou de 3 mil e segue aumentado. A primeira semana também foi marcada pela confirmação da morte de três brasileiros que estavam na rave invadida pelos terroristas do Hamas.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

A primeira vítima confirmada foi Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, a segunda foi Bruna Valeanu, de 24 anos, e a terceira foi Karla Stelzer Mendes, de 42 anos. O governo de Israel confirmou que há brasileiros mantidos como reféns pelo Hamas. Essas pessoas seriam usadas em uma situação de troca de prisioneiros com Israel.

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com cidadãos do Brasil que estavam em Israel saiu de Tel Aviv às 12h45 (horário de Brasília) nesta sexta-feira (13). Com a chegada da quarta aeronave, a operação de resgate coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, em parceria com a FAB, já totaliza 701 pessoas e oito animais de estimação repatriados ao país.

Os brasileiros em Gaza estão abrigados em uma escola desde quarta-feira (11), no norte da região. Eles estão seguros e ansiosos pelo retorno ao Brasil, como declarou uma fonte da representação brasileira em Ramalá, na Cisjordânia, ao R7.

Os ônibus que vão levá-los à cidade de Khan Younes, onde está o restante dos passageiros que serão repatriados, já estão na escola.

No entanto, nem todos os brasileiros que estão abrigados na escola querem retornar ao país. Dos 19 cidadãos acolhidos na instituição de ensino, apenas dez desejam ser repatriados. O dado mais atualizado mostra que 22 brasileiros, no total, querem voltar para o Brasil. Além dos dez que estão abrigados, 12 estão fora da escola, na cidade de Khan Younes, ao sul de Gaza.

Entre os 22 brasileiros que aguardam a repatriação, estão dez crianças, sete mulheres e cinco homens. Já dos 19 cidadãos que estão na escola, 11 são crianças, cinco, mulheres, e três, homens. O Exército israelense foi avisado do abrigo, para não atacar o local.

Com informações do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

caravelas-27-04-2025

Achado não é roubado?

lei seca_força pela vida (7) (1)

Operação Lei Seca flagra 78 motoristas que recusaram bafômetro no Espírito Santo

Maconha escondida na carga

Carreta tomba no ES e polícia descobre maconha na carga

Concurso PF

Sai edital para concurso da Polícia Federal; salários chegam a R$11 mil

negócios-bandes-25-04-25

Bandes promove “Rodada de Crédito” com condições acessíveis para empresas

cirurgia plástica-25-04-25

Vigilância Sanitária interdita clínica de cirurgião plástico em Cachoeiro

PF-Marataízes-25-04-25

Jovem é detido em Marataízes suspeito de armazenar pornografia infantil

morte-papa-franciscoo-25-04-25

Cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco acontece nesta sexta

Leia mais