sáb 15/novembro/2025 06:14
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Bisneto de fundador lança livro de história da fábrica de pios cachoeirense centenária

Foto: André Fachetti

Fábio Coelho, diretor dos Pios Maurílio Coelho, fábrica centenária que completou 119 anos, pioneira na fabricação de pios de aves, lançará um livro contando a história do local neste domingo (5) a partir das 15h, na sede da empresa, na Ilha da Luz. Após o lançamento haverá apresentações musicais do próprio Fábio, que é músico, e de outros parceiros .

“O livro “A Fábrica de Pios” conta um pouco da história de Maurílio Coelho, que fundou a nossa fábrica em 1903 e que é um personagem tão importante para a cultura capixaba e pioneiro na fabricação de pios na América Latina, que tem vocação para o mercado internacional”, enfatiza.

Fábio Coelho diz que o livro possui um apanhado de textos informativos e literários, inclusive da sua tia Sônia Coelho. Além de trechos de “ Paisagens Sonoras da Fauna Brasileira”, lançado por ele há alguns anos.

O objetivo é valorizar a história do avô, mas também do legado que ele deixou. “É um material para aqueles que se interessam pelo assunto. Tem o viés de mostrar o nosso trabalho, mas também um viés cultural”, enfatiza.

Segundo o músico e artesão, os clientes que adquirirem qualquer um dos estojos com mais de seis pios receberão o livro de brinde. E ele também será vendido na própria fábrica.

“Vendemos para todo o país e vários países do mundo, inclusive para Tawan, e todos eles terão acesso à nossa história”, destaca. O livro tem o apoio da Lei Rubem Braga e da Gráfica Gracal.

 

Espaço Cultural Maurílio Coelho

Além do lançamento do livro, outra novidade é a inauguração de um espaço cultural para receber cachoeirenses e turistas com muitas atrações musicais e artísticas a cada 15 dias inicialmente.

“Já estamos preparando o local, que terá uma programação contínua. Fizemos reformas na fábrica para atender essa demanda e já temos um  parceiro que quer lançar um livro aqui”, conta.

Segundo Fábio, o espaço abrigará também uma loja de artesanato para atender aos artesãos mais expressivos do Estado e do país.

“A ideia é preparar a fábrica de pios para expor e comercializar artesanatos de outras partes do Brasil. O pio tem esse viés cultural e é muito utilizado na música, na educação ambiental e pelos observadores de aves e estamos começando uma nova empreitada e espero que tenhamos sucesso”, conclui.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marataizes-assistencia-social-morador-em-situacao-de-rua2

Assistência Social atende pessoas em situação de rua em Marataízes

trabalhador-onibus-emprego

Tempo de busca por trabalho cai em todas as faixas, diz IBGE

marataizes-reuniao-assistencia-social-crianca-adolescente-11-11-

Marataízes quer melhorar atendimento a crianças e adolescentes

Oses-24-07-2023

Após restauração, Theatro Carlos Gomes reabre no dia 22

emprego

Desemprego no ES cai a 2,6% e registra menor taxa desde 2012, aponta IBGE

setor-de-rochas-exportacao-

Exportações: Quartzitos puxam alta, mas mármore e granito recuam

assembleia-legislativa-04-09-2024

Segunda é o último dia para se inscrever no concurso da Assembleia Legislativa

Cristo redentor de Guaçuí

Projeto propõe que Cristo Redentor de Guaçuí seja patrimônio cultural do ES

Leia mais