sex 5/dezembro/2025 02:51
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Nossa Bolsa 2026 amplia acesso e oferece 1.000 vagas em mais de 40 cursos no ES

Seleção usa notas do Enem de 2021 a 2025 e reserve vagas para grupos vulneráveis em 12 municípios capixabas.

O Governo do Estado do Espírito Santo divulgou o novo edital do Programa Nossa Bolsa 2026, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). O processo seletivo oferece 1.001 vagas distribuídas em mais de 40 cursos gratuitos em instituições particulares de 12 municípios, com início no primeiro semestre de 2026.

 Entre as principais mudanças para esta edição, o edital amplia o critério de renda familiar per capita, que passa a ser de até dois salários mínimos, anteriormente limitado a um salário mínimo e meio. Outra novidade é o acréscimo de 5% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que tenham concluído cursos técnicos em instituições ou programas do Governo do Estado, como os CEETs.

 Segundo o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, as alterações reforçam o compromisso do Estado com a expansão do acesso ao ensino superior. “Para 2026, trouxemos novidades importantes no edital para ampliar ainda mais o acesso ao Nossa Bolsa. Aumentamos o limite de renda per capita para alcançar um número maior de candidatos que precisam dessa oportunidade. Também ampliamos o número de bolsas em cursos das áreas de tecnologia e engenharias, acompanhando a crescente demanda por profissionais qualificados nesses setores. Nosso objetivo é garantir que o programa continue contribuindo para transformar vidas e fortalecer o desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou.

As inscrições já estão abertas no site www.fapes.es.gov.br/nossa-bolsa. O candidato deve preencher seus dados pessoais e selecionar curso, turno e instituição de interesse. A seleção será feita com base na nota do Enem, podendo o participante escolher qualquer edição entre 2021 e 2025.

 Com investimento superior a R$ 49 milhões, o edital disponibiliza vagas em cursos como Medicina, Direito, Administração, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação e diversas Engenharias. Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, o programa reafirma o papel do Estado na democratização do ensino superior. “Quando o Estado investe em educação, ele muda trajetórias, fortalece famílias e constrói desenvolvimento de verdade”, afirmou.

 Lamas também destacou que o edital integra uma estratégia de fortalecimento do capital humano capixaba. “Este novo edital é parte de uma estratégia maior: garantir que o talento capixaba tenha espaço para crescer, independentemente da condição financeira. A parceria entre a Fapes e a SECTI segue firme, levando formação de qualidade para quem mais precisa e preparando o Espírito Santo para os desafios do futuro”, disse.

 As inscrições seguem até 23h59 do dia 19 de janeiro, e os interessados devem ler o edital nº 26/2025 antes de concluir o cadastro.

 Processo de seleção

 A escolha dos bolsistas será feita pela média global mínima de 450 pontos nas provas objetivas e na redação do Enem. Além disso, o candidato deve ter conquistado pelo menos 400 pontos na redação. A nota utilizada será aquela escolhida pelo estudante entre as edições de 2021 a 2025.

 Cotas

O edital reforça o caráter social do programa ao reservar vagas para grupos vulneráveis:

 20% para pessoas pretas e pardas;

 20% para moradores de bairros atendidos pelo Programa Estado Presente;

 3% para egressos do sistema prisional acompanhados pelo Escritório Social da Sejus.

 Histórias transformadas

 O impacto do Nossa Bolsa também aparece nos relatos de quem já participou do programa. Viktor Arnaldo Angeli, 32 anos, formado em Odontologia em 2017, lembra como o acesso à bolsa mudou sua trajetória. “Sou um jovem oriundo da periferia da Serra. No ano de 2012 eu estava saindo do Exército com meus 19 anos, sem perspectiva nenhuma da minha vida, foi quando eu me inscrevi no programa do Nossa Bolsa por incentivo da minha mãe. Neste momento foi uma mudança completa na minha vida.” Ele conta que concluiu a graduação trabalhando como garçom. “Isso foi um marco de realização tanto para mim quanto para os meus pais que em nenhum momento sonharam em ter um filho que hoje é chamado de Doutor Viktor.” Hoje, ele atua na área e possui consultório próprio.

 Outra beneficiada é Alice da Conceição Alvarenga Mendes, 34 anos, que cursa o 9º período de Direito. “Era um sonho cursar Direito. A questão era financeira, basicamente isso. Não tinha como custear esse sonho. E aí, buscando caminhos, foi me apresentado o Nossa Bolsa através de um amigo”, relata. Para ela, o programa oferece “uma perspectiva de vida que vai além da realidade fática de muitas pessoas”.

 Alcance do programa

 Criado em 2006, o Nossa Bolsa integra o eixo Ensino Superior do Sistema UniversidadES e já ofertou mais de 30 mil bolsas em 20 anos de existência. Atualmente, mais de 3.600 estudantes cursam graduação com apoio do Governo do Estado. Serviço Programa Nossa Bolsa 2026 Edital FAPES nº 26/2025 – Nossa Bolsa 2026:  clique aqui e acesse o edital: de 02/12 a 19/01 Site: www.fapes.es.gov.br/nossa-bolsa 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
cachoeiro-prefeitura-obras-etelvina-vivácqua-

Avenida Etelvina Vivácqua será fechada no fim de semana para obra de drenagem

onibus-transcol-terminal

Rodoviários anunciam greve do Transcol para terça (9). Motivo é salarial

muniz-freire-temporal-03-12-2025

Mais uma vez chuva intensa provoca danos em Muniz Freire

corrente-do-bem-pedal-solitario-natal2-2025

Pedal Solidário busca brinquedos para 400 crianças em Cachoeiro

ministros-alexandre-padilha-fernando-haddad

Brasil lança teleatendimento para conter impactos do vício em apostas on-line

terminal-portuario-de-vila-velha-tvv-

Exportações de rochas capixabas despencam após tarifas dos EUA

cachoeira-da-fumaca

Iema abre inscrições para voluntários na Cachoeira da Fumaça

seag-tilapia

Produção de peixes cresce 73% no ES

Leia mais