qua 13/novembro/2024 03:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Nosso senso de paladar

Post Artigo - Instagram - 22
Raquel Poleto Fonseca

Já reparou que, quando o nariz está congestionado, até o prato mais temperado parece sem graça? Vamos fazer um teste rápido: pegue uma folhinha de tempero fresco, tape o nariz e mastigue. O que sente? Bem, imagino que quase nada. Agora solte o nariz e respire fundo — de repente, o sabor explode, dominando tudo! Não é incrível como o olfato afeta o nosso paladar?

O Nariz

Saborear é muito mais do que sentir gosto – envolve o nariz fazendo sua parte, captando aromas no ar. No caso do vinho, é o momento em que as moléculas saltam da taça para o seu olfato. “Mas como isso acontece? ” – você pode perguntar. É aí que entra a prática de girar a taça. Sim, parece um pouco esnobe, mas funciona! Se o vinho oferece algo a mais do que o álcool, são as camadas de aromas que evoluem com o oxigênio. Girar a taça é tipo o equivalente etílico de dar aquele “tchan” no visual antes de sair — ele fica mais interessante!

Na prática é simples: sirva uma pequena quantidade de vinho, segure sempre pela haste e base da taça e faça pequenos movimentos circulares (umas quatro voltinhas, nada de liquidificar o vinho). Aproxime a taça do nariz, inspire profundamente e aproveite a onda aromática. Pode parecer estranho no começo, mas com a prática você se acostuma e vai perceber que o cheiro de cada gole muda com o tempo.

A Boca

Agora, voltando à experiência inicial com o tempero: tapar o nariz bloqueia o caminho dos aromas, o que limita o sabor. Quando falamos de sabor na boca, é hora das papilas gustativas entrarem em ação. Elas estão espalhadas na língua, entretanto são capazes de identificar apenas os cinco gostos básicos: acidez, doçura, amargor, sal e o umami (aquele saborzinho delícia de glutamato monossódico nos salgadinhos). Hoje sabemos que toda a língua sente esses gostos, e que aquele “mapa da língua” com áreas específicas para cada sabor é coisa do passado.

No vinho, também temos três sensações extras: o tanino, aquele que lembra a “cica” de banana verde na boca, típico dos vinhos tintos; o álcool, que deixa uma sensação “quente” depois de engolir; e as borbulhas dos espumantes, que podem variar de um formigamento agradável até uma pequena “explosão” na boca, como Dom Perignon disse ao provar espumantes: “Estou bebendo estrelas! ”

Para experimentar bem, comece com um gole sem pretensão, só para “assentar” o vinho na boca. No segundo, passe o líquido devagar, com um leve bochechar, sinta o tanino e o corpo. E, no terceiro, verifique se os aromas se confirmam na boca. Cada gole é uma descoberta.

O Prazer de Degustar

O bacana é que todos nós temos sensibilidades muito diferentes (e preferências bem diferentes do que conseguimos saborear facilmente). É por isso que não há definições absolutas na degustação de vinhos. Ninguém pode dizer que está certo ou errado em sua opinião sobre um vinho. O que encontramos são experiências compartilhadas, características semelhantes entre uvas. Porém o mais importante é respeitar nossa individualidade e a ocasião em que se bebe esse vinho.

Agora é com você! Escolha o seu vinho preferido, utilize as técnicas olfativas e gustativas, chame os amigos e compartilhe a experiência deliciosa que é descobrir o máximo que cada garrafa pode oferecer.

Saúde!

Raquel Poleto Fonseca, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é escritora, contadora e sommelière de vinhos pelo Instituto Federal de São Paulo, com certificações especializadas pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Enagro. É curadora de confrarias e do projeto Livros e Vinhos, unindo sua paixão por palavras e vinhos para criar experiências que conectam pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-copb-12-11-2024

Empresas que reduzirem emissão de carbono terão benefícios no Espírito Santo

jogo-das-lendas-11-11-2024 (6)

Jogo das Lendas faz história em Cachoeiro e atrai fãs do futebol

sessao-assembleia-legislativa-11-11-2024

Assembleia Legislativa inicia tramitação do Orçamento Estadual de R$ 29,4 bi para 2025

Foto ilustrativa. Arquivo

PM apreende 6 motos em operação para dispersar aglomeração no Guandu

presidio

Projeto veta visita íntima em presídios do Espírito Santo

xr:d:DAGCgOMT6eY:4,j:3486211075150806121,t:24041516

Evento em Cachoeiro capacita profissionais para lidar com moradores de rua

aniversario-anthony-11-11-2024

Fã da PM, menino de 6 anos ganha surpresa de aniversário dos policiais

helenice-ferraco-11-11-2024

Morre Helle’Nice Ferraço, irmã do prefeito eleito Theodorico Ferraço

Leia mais
plugins premium WordPress