O Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa) apresentou para a imprensa nesta quarta-feira (2) as instalações do novo serviço de maternidade que irá atender gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Cachoeiro de Itapemirim e de outros cinco municípios da região – Muqui, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua e Vargem Alta.
Com uma equipe de 14 obstetras, entre outros especialistas, e a estrutura com 30 leitos, o Hifa informou que tem capacidade para atender toda a demanda da região, que varia de 150 a 170 partos por mês.
Até terça-feira o serviço de maternidade era oferecido pela Santa Casa de Misericórdia. Com a transferência do atendimento, a Santa Casa, que é referência em urgência e emergência, anunciou que irá aperfeiçoar suas atividades com possibilidade de novos serviços especializados.
O superintendente do Hifa, Jailton Alves Pedroso, explicou que o hospital passa a ser referência a partos de risco habitual (que não são de alto risco) de gestantes a partir de 37 semanas de gestação. As gestantes de alto risco continuam sendo encaminhadas ao Hospital Evangélico, que é referência neste tipo de atendimento.
O contrato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi assinado em dezembro para vigorar no dia 1º de dezembro (terça). O primeiro dia foi considerado de transição e o serviço foi iniciado de fato no Hifa às 7 horas de quarta (2).
“E agora, o Hifa vem somar no contexto binômio mãe e filho. Se a criança tiver qualquer problema ao nascer, o hospital está preparado com a UTI neonatal, que já existia, e que passa a ser voltado mais para esse público”, destacou Jailton. O Hifa atua há 47 anos com pediatria.