qui 12/junho/2025 10:40
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Nova política da EaD define regras e proíbe cursos 100% online

Novo decreto da EaD cria formato semipresencial, reforça qualidade, proíbe cursos como Medicina e Direito a distância e exige avaliação presencial obrigatória.
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta última segunda-feira (19), o Decreto nº 12.456/2025, que regulamenta a Nova Política Nacional de Educação a Distância (EaD).

Segundo o MEC, a nova política visa qualificar a oferta de EaD e fortalecer a qualidade acadêmica, promovendo formatos mais flexíveis e inovadores de ensino. Para o ministro Camilo Santana, a EaD já ocupa posição central no sistema de ensino superior e exige regulação eficaz, com foco na aprendizagem e valorização docente.

O decreto estabelece, portanto, três formatos oficiais de curso: presencial, semipresencial e EaD, cada um com percentuais mínimos e máximos para aulas presenciais e virtuais.

No modelo presencial, até 30% da carga horária pode ser EaD. No semipresencial, é necessário oferecer pelo menos 30% presencial e 20% síncrono mediado. Já no formato EaD, o curso deve ter carga horária majoritariamente a distância, com no mínimo 20% de atividades presenciais ou síncronas mediadas e provas presenciais.

A política veda o formato EaD para cursos como medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia, que exigem atividades práticas intensivas e estágios supervisionados.

Licenciaturas e cursos da área da saúde também devem ser ofertados somente nos modelos presencial ou semipresencial, com prazo de transição de dois anos.

Entre as inovações, o decreto define quatro tipos de atividades: presenciais, assíncronas, síncronas e síncronas mediadas, promovendo mais clareza nos modelos de ensino.

Outra novidade é a exigência de ao menos uma avaliação presencial por disciplina, com peso maior na composição da nota final dos estudantes, inclusive na EaD. 

Assim, a nova política também reforça a importância da infraestrutura dos polos EaD, exigindo laboratórios e ambientes adequados, além de conectividade e espaços para estudos. O MEC cria, ainda, a função de mediador pedagógico, com formação acadêmica compatível e atuação exclusivamente educativa, diferente das funções administrativas dos tutores.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A feira acontecerá de 3 a 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com o tema "O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar".

Governo lança Feira dos Municípios 2025

O local volta a funcionar normalmente na segunda (16)

Farmácia Municipal de Cachoeiro funcionará apenas pela manhã nesta sexta

O local, que estava desativado e abandonado há aproximadamente sete anos, será reformado para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito.

Revitalização do “Bolo de Noiva”reforça segurança no bairro BNH

oepracao-policia-militar2-11-06-2025

Polícia Civil combate tráfico no Santa Cecília e Village da Luz

corpus-christi-castelo-2025-material

Corpus Christi de Castelo: fé em arte com 70 toneladas de material

igreja amparo-itapemirim-31-07-2023

Inscrições abertas para a 7ª edição do Caminho do Amparo

Regional-1357 (1)

Regionais VII e VIII dos Jogos Escolares do ES reúnem mais de 1.800 estudantes

Imagem do WhatsApp de 2025-06-10 à(s) 10.36.15_12ffa882

Capotamento na BR-262 em Domingos Martins deixa dois feridos

Leia mais