Segundo decreto do Governo Federal, as novas carteiras de identidade nacional poderiam ser emitidas partir de hoje. O novo documento adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.
Mas no Espírito Santo o novo documento só deve começar a ser emitido em 2023, informa a Polícia Civil, responsável pela emissão das carteiras de identidade.
Consultada, em nota a Polícia Civil, através da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), informou que fará as adequações para a emissão do novo modelo de Carteira de Identidade.
Destacou que conforme o Decreto Federal, as Carteiras de Identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, e os órgãos expedidores devem adotar o novo padrão a partir de março de 2023.
Questionada sobre a dificuldade de agendamento pelos capixabas, especialmente em Cachoeiro, mesmo para retirada do modelo antigo, informou que no momento, são ofertadas diariamente 32 vagas para o município.
Ressaltou que entre os 80 postos de identificação pelo estado, somente 11 atendem através de um sistema de agendamento, feitos no site https://agenda.es.gov.br/ .
A economiária Nathália Thomaz reclama da dificuldade de agendamento no site, apesar de ouvir informações das fontes oficiais de que o processo é fácil.
“Na época que eu fiz a minha, foi muito difícil conseguir o agendamento. Nunca tinha vaga. Abria às 8, eu entrava 7h55 e ficava tentando, quando entrava as vagas já tinham acabado”, lamenta.
A Polícia Civil esclareceu que emite, em média, 18 mil Carteiras de Identidade por mês. Mas lamenta que diante do grande volume de solicitações, cerca de 40% dos agendamentos são desperdiçados.
A PC diz também que há previsão de aumento dessas vagas com a posse da nova turma de Peritos Criminais Oficiais, que também serão destinados aos postos e ao processo de emissão do documento, onde será possível aumentar a quantidade de vagas e agilizar os processos.
A Polícia Civil diz ainda que há um empenho para contratar mais colaboradores, que também auxiliarão na elaboração das cédulas de identidade.
Destaca ainda que em breve novas funcionalidades serão incorporadas ao sistema de agendamento visando otimizar o tempo de permanência do requerente nos postos.