A revolução tecnológica no setor de rochas ornamentais passa por uma área que é o coração das empresas deste ramo: o corte dos blocos em chapas.
Teares multifios cada vez mais modernos, que oferecem melhor aproveitamento da matéria-prima, estão entre as novidades deste ano na Cachoeiro Stone Fair, feira do mármore e granito que vai até sexta-feira (30), em Cachoeiro de Itapemirim.
Leia mais: Casagrande prorroga pagamento de ICMS das operações feitas na Cachoeiro Stone Fair
Uma das fabricantes deste tipo de maquinário é a Hedel. A empresa, que é de Santa Catarina, é uma das pioneiras na fabricação de teares multifios para substituir os modelos convencionais no setor de rochas ornamentais.
“A gente traz a multifios no mercado para substituir o uso de teares convencionais, que antigamente era um processo muito caro. Com a multifios, o processo é rápido, que utiliza pouca mão de obra, e que é uma grande inovação no setor de rochas”, disse Adelar Miranda, representante da Hedel em Cachoeiro de Itapemirim.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Leia mais: Prefeito Victor Coelho fala dos incentivos para empresas em Cachoeiro
Uma das máquinas expostas na feira é a de 72 fios, a maior no fio 7.3 milímetros diamantado fabricada no Brasil. Por ter característica variável, ela serra tanto em espessura de 2 cm quanto de 3 cm, atendendo às exigências dos mercados nacional e internacional.
A multifios permite cortar blocos de 2,20 metros por 3,40 metros de comprimento em chapas.
Na feira outra máquina da empresa exposta é a de 80 fios, com fio de 5.3 milímetros, que consegue fazer um aproveitamento ainda melhor do bloco, tirando mais metros quadrados por metro cúbico.
A Hedel também fabrica outras máquinas, como a de fios 6.3 milímetros.