O novo avião militar da Força Aérea Brasileira (FAB) foi entregue oficialmente pela Embraer esta semana, numa cerimônia na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis, em Goiás, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
Maior avião militar fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 é capaz de realizar todo tipo de operação de transporte como o de paraquedistas e tropas militares e de lançamento de cargas, além de missões de reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate e combate a incêndios.
Segundo a Embraer, o avião também é capaz de operar em pistas não pavimentadas ou danificadas, podendo trabalhar em regiões de difícil acesso, como a Antártida.
Capacidade
O novo avião da FAB tem 35,2 metros de comprimento, 35,05 metros de envergadura e 11,84 metros de altura. A capacidade de carga é de até 26 toneladas.
Segundo a Embraer, o avião pode transportar armamentos como lança-foguetes, veículos blindados de combate e até helicópteros.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Por conta de sua configuração com dois motores Turbofan Aero Engines V2500, o KC-390 tem autonomia para percorrer uma distância de 6 mil quilômetros sem reabastecer, podendo atingir velocidade máxima de 870 km/h e atingir até 11 mil metros de altura.
O KC-390 possui sistema de comando de voo por impulsos elétricos, que controla eletronicamente o comportamento da aeronave durante o voo, garantindo manobras precisas.
Hércules
Os primeiros aviões ficarão sediados na Ala 2 da Base Aérea de Anápolis. Em 2014, o governo brasileiro adquiriu 28 aviões KC-390, que vão substituir o cargueiro C-130 Hércules aos poucos.
O valor da aeronave não foi informado pela Embraer porque, segundo a empresa, o custo final depende da customização solicitada pelos clientes.