Renato Casagrande apresentou a nova matriz de risco. Foto: YouTube/Renato Casagrande

Novo mapa terá Marataízes com alto risco de contágio da Covid-19

Novo mapa terá Marataízes com alto risco de contágio da Covid-19
Novo mapa terá Marataízes com alto risco de contágio da Covid-19
Redação Dia a Dia

O governador Renato Casagrande afirmou nesta quarta-feira (20), durante videoconferência com a imprensa, que se a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado chegar a 91%, alguns municípios terão que ficar completamente fechados. Durante a transmissão, ele apresentou a nova matriz de risco de contágio da Covid-19, que irá incluir Marataízes na lista dos municípios com risco alto de transmissão da doença.

Casagrande disse que até a próxima semana o Estado irá aumentar o número de leitos de UTI e enfermaria para atendimento dos pacientes de Covid-19.

“Até segunda-feira (25) vamos chegar em 1.040 leitos de UTI e enfermaria. É um esforço gigantesco do governo. Estamos fazendo parceria com instituições privadas e filantrópicas”, disse.

Apesar da ampliação no número de leitos, Casagrande alertou que se a taxa de ocupação passar de 90%, em algumas cidades poderá acontecer o lockdown (confinamento).

“Se tivermos acima de 90% dos leitos de UTI ocupados, alguns municípios ficariam completamente fechados. Todo o Estado ficaria com restrições, total ou parcial”, explicou.

Hospitais de campanha

Casagrande disse que não descarta criar um hospital de campanha no Estado, mais precisamente em Colatina. De acordo com ele, essa será a última alternativa caso o governo não consiga contratar leitos em hospitais que já possuam estrutura e pessoal já contratado.

O governador voltou a frisar a necessidade do isolamento social neste momento de agravamento da pandemia, além do uso de máscaras faciais.

“Terminamos a primeira fase do Inquérito Sorológico e somente 2,1% da população capixaba estão contaminados com a Covid-19. Isso representa 84 mil pessoas que já causaram todo esse estresse no sistema de saúde e tantas mortes no Estado. Isso mostra a violência do vírus. Por isso peço cuidado extremo”, disse.

Matriz de risco

A nova matriz de risco do governo do Estado começará a valer a partir do próximo domingo (24) e levará em conta os seguintes critérios para definição do nível de risco de contágio da Covid-19 nos municípios: coeficiente de incidência do município, letalidade, índice de isolamento e percentual da população acima dos 60 anos.

De acordo com Casagrande, pelo novo mapa, Marataízes, Afonso Cláudio e Alfredo Chaves passarão a integrar a lista de cidades com alto risco de contágio do coronavírus, ao lado de Santa Teresa, Fundão, Presidente Kennedy e a Grande Vitória.

Cidades ao redor desses municípios passarão automaticamente para o nível moderado de contágio, entre elas Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Alegre e Guaçuí.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias