sex 29/março/2024 06:01
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Samuel Meira Brasil Júnior tomou posse na presidência do TRE-ES. Foto: Assessoria do TRE-ES

Novo presidente do TRE-ES promete rigor contra fake news

redacao
Redação Dia a Dia

O desembargador Samuel Meira Brasil Júnior tomou posse, na tarde desta quarta-feira (11), na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo para o biênio 2020/2021. Ele estará à frente da Justiça Eleitoral capixaba nas eleições municipais do ano que vem.

Na mesma solenidade, o desembargador Carlos Simões Fonseca foi empossado como vice-presidente, cargo que vai acumular com o de corregedor regional eleitoral.

O novo presidente do TRE-ES, que é doutor em Direito Processual e mestre em Inteligência Artificial, reforçou os desafios em conduzir a Justiça Eleitoral em tempos de fake news e de acirramento político em todos os campos, até no familiar.

“Além das dificuldades naturais que esse pleito oferece, é preciso observar os desafios que surgiram. Os dados das fake news são tão devastadores, principalmente em matéria eleitoral, que o Código Eleitoral foi alterado para incluir o crime de denunciação caluniosa. O TRE irá agir com rigor no caso de fake news. Para complicar há os avanços da inteligência artificial, com a manipulação de dados, que é impressionante, fascinante, mas preocupante”, declarou Meira Brasil, em seu discurso de posse.

Despedida

Em seu discurso de despedida, o desembargador Annibal de Rezende Lima manifestou gratidão aos seus pares, aos servidores da administração do TRE-ES, demonstrando sua satisfação na condução dos diversos desafios na Justiça Eleitoral, como por exemplo a realização das eleições gerais de 2018, a “mais complexa de toda a nossa história republicana”.

O encerramento da cerimônia aconteceu com a apresentação da foto do desembargador Annibal no quadro de ex-presidentes do Tribunal e da recepção de boas-vindas, com troca de flores, pelas esposas dos desembargadores Annibal e Samuel.

O desembargador Annibal de Rezende Lima observa sua foto no quadro de ex-presidentes do Tribunal. Foto: Assessoria do TRE-ES

A cerimônia de posse, que foi bastante concorrida, contou com as presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, representando o governador do Estado, Renato Casagrande; do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Gama; do deputado Marcelo Santos, representando a presidência da Assembleia Legislativa; do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva; do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Marcus Felipe Botelho Pereira, representando a presidência da entidade.

Pelo TRE-ES compuseram a cerimônia o diretor-geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento; o juiz federal Fernando César Baptista de Mattos, os membros titulares do Pleno, juízes Heloísa Cariello, Ubiratan Almeida Azevedo, Adriano Athayde Coutinho, Rodrigo Marques de Abreu Júdice; e o procurador regional eleitoral no Espírito Santo, André Pimentel Filho.

Também compareceram à posse os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende; e de Vila Velha, Max Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamoun; desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; juízes, conselheiros do Tribunal de Contas, deputados estaduais, familiares e imprensa.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais