A partir de agora, Guaçuí conta com 88 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta seletiva de lixo reciclável. Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), a cidade tinha 60 PEVs instalados.
Os PEVs existentes na avenida José Alexandre, avenida Espírito Santo e restante do centro da cidade foram substituídos por novos. Os equipamentos retirados foram levados para localidades onde ainda não havia, como: bairro Vale do Sol, mais ruas do São Miguel, bairro Nova Guaçuí e outros setores da Rua do Norte, entre outros.
Eles também estão implantados nos bairros Santa Cruz, Santa Cecília, Balança, Horto Florestal, São Miguel, Antônio Francisco Moreira, Quincas Machado e Vila dos Professores
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
O projeto de Coleta Seletiva começou com 16 pontos, em 2017, e, em três anos, já haviam chegado a 60 pontos. Agora, com mais essa ampliação, Guaçuí conta com 88 PEVs que apresentam um layout moderno, numeração, número de patrimônio e informações didáticas em fonte maior, para uma maior interação com a comunidade, frisando que tipo de resíduo deve ser depositado nestas unidades.
Os PEVs têm um papel muito importante na prática de separação do lixo para destinação final e reciclagem, mas é ainda mais importante a participação dos cidadãos, ao depositarem os resíduos recicláveis de forma correta nesses locais, porque deixam de ser lixo para ser fonte de renda para trabalhadores – no caso os membros da Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).