O número de eleitoras e eleitores com menos de 18 anos subiu de 11.455 em 2020 para 27.730 eleitoras e eleitores aptos a votar em 2022, um crescimento superior a 242%.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), este crescimento é fruto do trabalho do programa #SerEleitor, desenvolvido pelo órgão com o apoio de parceiros.
O TRE-ES lembra que o voto para essas idades é facultativo, mas o objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas.
Isto foi feito mediante a realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando a importância do voto. Para agradecer aos apoiadores o TRE-ES realizou nesta terça-feira (23) uma reunião em que agradeceu e certificou os parceiros deste programa, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES).
Houve adesão institucional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES (Ifes); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do ES (Sinepe); Procuradoria Regional Eleitoral; Ministério Público do Estado; Defensoria Pública do Estado; e Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo.
Após a entrega dos diplomas de reconhecimento, todos os parceiros assinaram um termo para a continuidade permanente do programa.