Dizem que ter gosto, pensamentos e visão literária alinhados aos românticos (movimento literário, diferindo-se dos romances usuais), que valoriza as emoções, a subjetividade, sensações humanas, saudade da infância, liberdade de pensamento, dentre tantas outras características, é ser romântico. Digo apensas que a era romântica, enquanto movimento literário, está contextualizada à arte literária e não à vã interpretação de que é apenas libertinagem voluptuosa.
Vez ou outra, eu me vejo em várias cenas reais ou não, mas fincadas na crença de dias melhores sempre, ainda que a realidade não transpareça a luz no final do túnel. Passo a citar algumas delas, pois são muitas. E em todas elas não estou só, pois a era romântica, enquanto movimento literário, apesar de valorizar o individualismo, também valoriza as pessoas enquanto ser humano, indivíduo.
Em uma das cenas estou em uma praça pública, limpa, organizada, com várias pessoas fazendo atividades diferentes: lendo, conversando, rindo, escrevendo, refletindo, sozinhas ou não, mas estão lá, vivendo um momento construtivo. E eu estou lá sentada, com caneta e caderno em mãos, observando a movimentação humana e da passarinhada.
Em outra cena, estou na varanda de casa, admirando o nascer do sol (ou uma manhã nublada ou chuvosa), ouvindo os barulhos matinais rotineiros: os pássaros alegres a cantar ou a se comunicar e os humanos trajetando em mais um dia corriqueiro com os seus afazeres e compromissos. Logo, acelero os meus passos para pegar caneta e caderno. Munida estou, com ferramentas e inspirações suficientes.
Além de diversas outras cenas, que tanto me inspiram, essas são apenas ilustrativas, a fim de justificar os seguintes questionamentos: o que tudo isso tem a ver com a era romântica?
O que tudo isso tem a ver com a literatura? E tais indagações são facilmente esclarecidas quando se pensa que os movimentos literários refletem a realidade de toda a sociedade, buscando sempre algo melhor para os seres. E basta esse entendimento para saber que o fazer literário reflete duras, românticas, reais ou não, realidades, bem como contextos sociopolíticos, culturais e outros tantos.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









