sex 5/dezembro/2025 06:25
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

O que dizem os românticos?

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Néia Gava. Um olhar sensível sobre o movimento literário romântico: reflexões que ligam emoções, cenas do cotidiano e a força da literatura em transformar a realidade.

Dizem que ter gosto, pensamentos e visão literária alinhados aos românticos (movimento literário, diferindo-se dos romances usuais), que valoriza as emoções, a subjetividade, sensações humanas, saudade da infância, liberdade de pensamento, dentre tantas outras características, é ser romântico. Digo apensas que a era romântica, enquanto movimento literário, está contextualizada à arte literária e não à vã interpretação de que é apenas libertinagem voluptuosa.

Vez ou outra, eu me vejo em várias cenas reais ou não, mas fincadas na crença de dias melhores sempre, ainda que a realidade não transpareça a luz no final do túnel. Passo a citar algumas delas, pois são muitas. E em todas elas não estou só, pois a era romântica, enquanto movimento literário, apesar de valorizar o individualismo, também valoriza as pessoas enquanto ser humano, indivíduo.

Em uma das cenas estou em uma praça pública, limpa, organizada, com várias pessoas fazendo atividades diferentes: lendo, conversando, rindo, escrevendo, refletindo, sozinhas ou não, mas estão lá, vivendo um momento construtivo. E eu estou lá sentada, com caneta e caderno em mãos, observando a movimentação humana e da passarinhada.

Em outra cena, estou na varanda de casa, admirando o nascer do sol (ou uma manhã nublada ou chuvosa), ouvindo os barulhos matinais rotineiros: os pássaros alegres a cantar ou a se comunicar e os humanos trajetando em mais um dia corriqueiro com os seus afazeres e compromissos. Logo, acelero os meus passos para pegar caneta e caderno. Munida estou, com ferramentas e inspirações suficientes.

Além de diversas outras cenas, que tanto me inspiram, essas são apenas ilustrativas, a fim de justificar os seguintes questionamentos: o que tudo isso tem a ver com a era romântica?

O que tudo isso tem a ver com a literatura? E tais indagações são facilmente esclarecidas quando se pensa que os movimentos literários refletem a realidade de toda a sociedade, buscando sempre algo melhor para os seres. E basta esse entendimento para saber que o fazer literário reflete duras, românticas, reais ou não, realidades, bem como contextos sociopolíticos, culturais e outros tantos.

Néia Gava é especializada em Letras: Português e Literatura. É poetisa e escritora. Possui oito Antologias Poéticas publicadas. Membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Vargem Alta. Acadêmica Correspondente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante (ALAVENI). Acadêmica Correspondente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes do Rio de Janeiro (APALA-RJ). Colunista da Revista Sarau (CE-Fortaleza). Membro do grupo “Escritoras Cachoeirenses”. Membro nº 001039 da Academia Internacional de Literatura Brasileira – AILB. Coordenadora Diocesana da Pascom – Área das Rochas

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
cachoeiro-prefeitura-obras-etelvina-vivácqua-

Avenida Etelvina Vivácqua será fechada no fim de semana para obra de drenagem

onibus-transcol-terminal

Rodoviários anunciam greve do Transcol para terça (9). Motivo é salarial

muniz-freire-temporal-03-12-2025

Mais uma vez chuva intensa provoca danos em Muniz Freire

corrente-do-bem-pedal-solitario-natal2-2025

Pedal Solidário busca brinquedos para 400 crianças em Cachoeiro

ministros-alexandre-padilha-fernando-haddad

Brasil lança teleatendimento para conter impactos do vício em apostas on-line

terminal-portuario-de-vila-velha-tvv-

Exportações de rochas capixabas despencam após tarifas dos EUA

cachoeira-da-fumaca

Iema abre inscrições para voluntários na Cachoeira da Fumaça

seag-tilapia

Produção de peixes cresce 73% no ES

Leia mais