Neste mês em especial, há duas datas que nos fazem refletir sobre a importância e a valorização da história da humanidade. Se pensarmos a História como tudo o que está relacionado com o ser humano, todos nós somos atuantes no “fazer história”, todos influenciam na construção da identidade social.
Ao nos entendermos como sujeitos atuantes na construção histórica, compreendemos a importância da valorização dos patrimônios históricos, estes que refletem nossa cultura. Patrimônio é aquilo que representa um determinado grupo, história e tempo, mas que apresenta o caminhar da humanidade no contexto histórico.
Nossa cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES tem muitos patrimônios, que, infelizmente, como em outros locais, não recebem o devido valor e apreço. Aproveito o espaço de hoje para juntos celebrarmos nossos Patrimônios e junto com eles nossos profissionais, historiadores, que atuam na sua preservação e cuidado, em especial, destaco o Pico do Itabira, que além de sua beleza cênica, retrata o Patrimônio Natural de nossa cidade.
“País amado meu,
nação amada minha,
protegeu os filhos teus,
nossa pátria, nossa mainha.
Neste estado do Espírito Santo
onde sua cultura contagia,
valei-me santinha da Penha,
senhora da nossa alegria.
Cidade da rocha e granito
destaca o seu Itabira,
desde o topo tão belo e bonito,
sua beleza cênica nos inspira.”