sex 7/fevereiro/2025 21:12
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Máquinas já estão mobilizadas. Foto: Alessandro de Paula

Obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Cachoeiro já começaram

redacao
Redação Dia a Dia

Apesar da ordem de serviço ter sido assinada nesta terça-feira (14), as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, já estão em andamento.

Segundo o governador Renato Casagrande, o início efetivo demonstra o compromisso do Estado em entregar a nova infraestrutura dentro do prazo.

Entrevista Casagrande e Ricardo Ferraço. Foto: Alessandro de Paula

“Os trabalhadores já estão aqui montando o canteiro de obras. A empresa está trabalhando, está mobilizada. Os trabalhos começam com o canteiro de obra, que já está sendo montado para melhorar esse acesso. Então a obra já começou e não vai parar mais”, afirmou Casagrande.

O projeto, que recebeu investimento de R$ 76,5 milhões do Governo do Estado, inclui melhorias significativas na pista, ampliação do pátio de aeronaves, reforma do terminal de aviação executiva e construção de um novo terminal comercial, além de modernizações na sinalização e equipamentos de navegação aérea.

Pista do Aeroporto de Cachoeiro. Foto: Alessandro de Paula

Serão realizadas a reforma da pista, a ampliação do pátio de aeronaves, a modernização do terminal de passageiros para aviação executiva e a construção de um novo terminal dedicado à aviação comercial.

Terminal de passageiros vai dobrar de tamanho

A capacidade do terminal será mais que dobrada, ficando maior do que o do Aeroporto de Linhares e passará a atender tanto voos comerciais quanto privados, oferecendo maior conforto e eficiência.

Futuro terminal de passageiros

A ampliação também contempla o aumento do estacionamento de 16 para 40 vagas e melhorias na iluminação e sinalização do aeroporto, com a instalação de equipamentos como balizamento luminoso e birutas iluminadas.

“Com esta modernização, o Aeroporto de Cachoeiro estará apto a operar voos comerciais, como já ocorre em Linhares, conectando a região aos principais centros do país”, destacou o governador.

Ele reforçou a importância do investimento para a competitividade econômica da região, alinhando-se a outros esforços estaduais, como a duplicação da BR-262 e a manutenção da concessão da BR-101.

Gostou da matéria? 💬

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!

👉 Entrar no Grupo

Novo aeroporto vai permitir importação de aeronaves

O vice-governador Ricardo Ferraço enfatizou o potencial do aeroporto para atrair novas operações comerciais, incluindo a logística aérea.

Segundo ele, o Espírito Santo é o maior importador de aeronaves do Brasil, e parte dessa operação poderá ser centralizada em Cachoeiro. Ele também apontou a relevância do projeto para a geração de empregos e renda, fortalecendo o dinamismo econômico da região.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a modernização do aeroporto segue o modelo bem-sucedido de Linhares, onde a infraestrutura aeroportuária foi transformada, proporcionando mais oportunidades para investimentos e integração logística.

Com conclusão prevista para março de 2026, as obras devem aumentar o número de posições para aeronaves de 5 para 9 e ampliar a pista de taxiamento de 750 para 825 metros quadrados.

A modernização também visa integrar o aeroporto à rede logística do Estado, promovendo maior eficiência no transporte aéreo e fortalecendo o potencial econômico do sul capixaba.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o prefeito Teodorico Ferraço e os deputados estaduais Alan Ferreira e Dr. Bruno Resende.

Para Ferraço, novo aeroporto será marco para o desenvolvimento

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, comemorou a assinatura da ordem de serviço e destacou o impacto que a obra representa para a região.

“A modernização do aeroporto é um divisor de águas para Cachoeiro e para toda a região sul. Esse investimento não só trará melhorias em infraestrutura, mas também impulsionará o turismo, os negócios e a geração de empregos. Estamos construindo as bases para um futuro de mais desenvolvimento e oportunidades.”

Respostas de 2

  1. Afinal, qual será o comprimento da pista de pouso???

    Quem quer saber da pista de taxi? Avião não pousa, nem decola da pista de taxi.
    A depender do tamanho da pista de pouso já saberemos se é outro aeródromo sub-regional ou um aeroporto atual e moderno. Está escondendo o tamanho da pista porquê?

  2. Realmente no falaram se a pista de pouso e decolagem vai ser ampliada , para que queremos saber de pista de taxiamento ? O que importa é saber se a pista vai ser ampliada para receber aeronaves como ATR ou embaer 190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procon fiscaliza postos em Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro: Procon dá 20 dias para postos explicarem aumento nos combustíveis

carnaval-alfredochaves-06-02-2025

Blocos, bandas, matinê e desfile animam o carnaval de Alfredo Chaves

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Casas de Roberto Carlos e Rubem Braga podem ganhar novo título cultural

carnaval-castelo-06-02-2025a

Castelo se prepara para carnaval com sete dias de folia

Padre Fábio é atração confirmada em festival em cachoeiro

Padre Fábio de Melo é atração de festival católico em Cachoeiro

Banda Di Propósito em Anchieta nesta sexta (3)

Final de semana com Di Propósito e música gospel em Anchieta

curso de inglês-sedu-06-02-2025

Inscrições abertas para curso de inglês e espanhol; Cachoeiro tem 150 vagas.

carna-pet-cachoeiro-06-02-2025

Cachoeiro terá evento de carnaval para pets e tutores

Leia mais
plugins premium WordPress