Em comemoração aos 30 anos da cooperativa em Cachoeiro de Itapemirim, a Unimed Sul Capixaba lançou um espaço com obras de arte produzidas por artistas da terra.
Os quadros, produzidos pelos artistas Rudson Costa e Inez Mattos, ilustram paisagens marcantes do Sul do Espírito Santo, como o Pico do Itabira, o Frade e a Freira, a Cachoeira da Fumaça, o Monte Aghá, as Falésias de Marataízes, a Ponte de Ferro de Cachoeiro e a Pedra da Ema.
O lançamento ocorreu na última sexta-feira (20), no andar térreo da sede administrativa da cooperativa, e contou com a presença de diretores, gerentes e colaboradores da cooperativa de saúde, além dos artistas plásticos, que assinaram as obras “in loco”.
A iniciativa sela a parceria da Unimed Sul com a região e amplia o papel educacional da cooperativa com maior acesso da informação, além de tornar mais acolhedor um ambiente em que circulam cerca de 70 pessoas por dia.
Processo criativo
Segundo a artista Inez Mattos, o processo criativo para a produção das obras foi realizado em conjunto com Rudson Costa, de forma a transmitir a harmonia nos trabalhos e nas cores dos quadros.
“Achei muito bacana a iniciativa, é uma forma da Unimed valorizar os locais, melhorar a visão artística e aumentar a autoestima da cidade”, disse.
Inez usou a técnica acrílica sobre papel madeira em suas obras. “Nós decidimos pelo papel madeira porque a tinta aparece bastante no papel. No final do processo, a aparência é de impressão, o que traz um efeito muito vivo”, conta.
Já Rudson Costa usou a técnica aquarela para a confecção dos quadros em azulejos.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“A ideia de azulejaria traz propositalmente à composição um caráter organizacional, ideal para um ambiente de trabalho onde cada quadrante se abre como uma janela ao observador diário da obra, conduzindo-o ao completo percurso de observação do todo e ao mesmo tempo aos detalhes das partes”, conta.
Ele acrescenta que a parceria foi natural, já que os dois possuem a estética semelhante em relação à paleta de cores e às formas. Além disso, ambos os processos de pintura eram à base d’água.
Como nasceu a ideia
A área de Comunicação e Marketing da Unimed Sul recebeu a missão de contribuir com ideias para iniciar as comemorações dos 30 anos de fundação da cooperativa, celebrado no dia 27 de dezembro. Logo veio a sugestão de trabalhar com arte.
“Consideramos importante personalizar o ambiente à região Sul, com pontos turísticos sendo trabalhados por artistas plásticos locais, que criaram quadros inéditos atendendo à nossa demanda. Os quadros são exclusivos e trouxeram uma identificação da Unimed Sul Capixaba com a região”, ressaltou Marcia Brito, supervisora de Comunicação e Marketing da cooperativa.
Sobre os artistas
Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Rudson Costa mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999, aos 18 anos, para cursar Arquitetura. A paixão pela arte vem desde pequeno, quando já desenhava e, aos poucos, seu lado artístico foi falando mais alto. Em 2012, voltou a morar no Espírito Santo e, desde então, tem se inserido cada vez mais no circuito cultural de Cachoeiro, fazendo parcerias com artistas e entidades locais.
Aos 35 anos, Rudson Costa, que realiza trabalhos de ilustração, design e pintura, é, na atualidade, a principal referência em arte urbana em Cachoeiro de Itapemirim.
Inez Mattos é artista plástica formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua em vários campos das Arte Plásticas, tendo sempre a pintura como catalisador que permeia todo o seu desenvolvimento artístico e profissional.
Desde 1999, ela possui um ateliê onde realiza, com seus alunos, um trabalho que visa desenvolver o olhar, o pensar e o fazer artístico, usando a História da Arte e artistas como referências.