ter 16/dezembro/2025 05:45
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Obras de artistas capixabas na Unimed Sul Capixaba

Os quadros, produzidos pelos artistas Rudson Costa e Inez Mattos, ilustram paisagens marcantes, como o Pico do Itabira e o Frade e a Freira.
Quadros no andar térreo da Unimed Sul Capixaba ilustram paisagens marcantes do Sul do Espírito Santo. Foto: Unimed Sul Capixaba

Em comemoração aos 30 anos da cooperativa em Cachoeiro de Itapemirim, a Unimed Sul Capixaba lançou um espaço com obras de arte produzidas por artistas da terra.

Os quadros, produzidos pelos artistas Rudson Costa e Inez Mattos, ilustram paisagens marcantes do Sul do Espírito Santo, como o Pico do Itabira, o Frade e a Freira, a Cachoeira da Fumaça, o Monte Aghá, as Falésias de Marataízes, a Ponte de Ferro de Cachoeiro e a Pedra da Ema.

O lançamento ocorreu na última sexta-feira (20), no andar térreo da sede administrativa da cooperativa, e contou com a presença de diretores, gerentes e colaboradores da cooperativa de saúde, além dos artistas plásticos, que assinaram as obras “in loco”.

Foto: Unimed Sul Capixaba

A iniciativa sela a parceria da Unimed Sul com a região e amplia o papel educacional da cooperativa com maior acesso da informação, além de tornar mais acolhedor um ambiente em que circulam cerca de 70 pessoas por dia.

Processo criativo

Segundo a artista Inez Mattos, o processo criativo para a produção das obras foi realizado em conjunto com Rudson Costa, de forma a transmitir a harmonia nos trabalhos e nas cores dos quadros.

“Achei muito bacana a iniciativa, é uma forma da Unimed valorizar os locais, melhorar a visão artística e aumentar a autoestima da cidade”, disse.

Inez Mattos assina sua obra. Foto: Unimed Sul Capixaba

Inez usou a técnica acrílica sobre papel madeira em suas obras. “Nós decidimos pelo papel madeira porque a tinta aparece bastante no papel. No final do processo, a aparência é de impressão, o que traz um efeito muito vivo”, conta.

Já Rudson Costa usou a técnica aquarela para a confecção dos quadros em azulejos.

“A ideia de azulejaria traz propositalmente à composição um caráter organizacional, ideal para um ambiente de trabalho onde cada quadrante se abre como uma janela ao observador diário da obra, conduzindo-o ao completo percurso de observação do todo e ao mesmo tempo aos detalhes das partes”, conta.

Ele acrescenta que a parceria foi natural, já que os dois possuem a estética semelhante em relação à paleta de cores e às formas. Além disso, ambos os processos de pintura eram à base d’água.

Como nasceu a ideia

A área de Comunicação e Marketing da Unimed Sul recebeu a missão de contribuir com ideias para iniciar as comemorações dos 30 anos de fundação da cooperativa, celebrado no dia 27 de dezembro. Logo veio a sugestão de trabalhar com arte.

“Consideramos importante personalizar o ambiente à região Sul, com pontos turísticos sendo trabalhados por artistas plásticos locais, que criaram quadros inéditos atendendo à nossa demanda. Os quadros são exclusivos e trouxeram uma identificação da Unimed Sul Capixaba com a região”, ressaltou Marcia Brito, supervisora de Comunicação e Marketing da cooperativa.

Sobre os artistas

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Rudson Costa mudou-se para o Rio de Janeiro em 1999, aos 18 anos, para cursar Arquitetura. A paixão pela arte vem desde pequeno, quando já desenhava e, aos poucos, seu lado artístico foi falando mais alto. Em 2012, voltou a morar no Espírito Santo e, desde então, tem se inserido cada vez mais no circuito cultural de Cachoeiro, fazendo parcerias com artistas e entidades locais.

Rudson Costa autografa sua obra. Foto: Unimed Sul Capixaba

Aos 35 anos, Rudson Costa, que realiza trabalhos de ilustração, design e pintura, é, na atualidade, a principal referência em arte urbana em Cachoeiro de Itapemirim.

Inez Mattos é artista plástica formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua em vários campos das Arte Plásticas, tendo sempre a pintura como catalisador que permeia todo o seu desenvolvimento artístico e profissional.

Desde 1999, ela possui um ateliê onde realiza, com seus alunos, um trabalho que visa desenvolver o olhar, o pensar e o fazer artístico, usando a História da Arte e artistas como referências.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais