Pesquisa acontecerá em 8 bairros definidos pelo governo estadual. Foto: Márcia Leal/PMCI

Oito bairros de Cachoeiro vão participar da 3ª fase do Inquérito Sorológico

Oito bairros de Cachoeiro vão participar da 3ª fase do Inquérito Sorológico
Oito bairros de Cachoeiro vão participar da 3ª fase do Inquérito Sorológico
Redação Dia a Dia

Oito bairros de Cachoeiro de Itapemirim vão participar da terceira fase do Inquérito Sorológico, estudo feito pelo governo do Estado para estimar o grau de propagação do novo coronavírus no Espírito Santo. As visitas das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) serão realizadas na próxima semana, de segunda (8) a quarta-feira (10), das 8h às 16h.

No total serão aplicados 400 testes rápidos em moradores de residências sorteadas. Os bairros contemplados foram determinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pela iniciativa: Santo Antônio, Alto Monte Cristo, Aeroporto, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Agostinho Simonato, Vila Rica, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis.

“O inquérito sorológico é uma pesquisa muito importante da Sesa e nós procuramos complementar esse trabalho com a busca ativa de pacientes. Com a colaboração de todos, vamos vencer esta pandemia”, disse o prefeito Victor Coelho.

Além do teste rápido, o morador selecionado responderá a um questionário com perguntas sobre manifestação de sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respiração e doenças crônicas.

Testes positivos

Segundo a Semus, caso a pessoa selecionada teste positivo, a equipe testará os demais moradores do imóvel e fará o encaminhamento necessário ao paciente, de acordo com sua situação clínica: se estiver assintomático, orientação de isolamento domiciliar; se apresentar sintomas, recomendação para que procure o Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG) ou alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), em casos mais leves.

“As equipes trabalharão em 10 setores de pesquisa. Os profissionais de saúde estarão, devidamente, identificados e utilizarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI). É um procedimento seguro. Pedimos aos moradores que colaborem com nossas equipes”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nas duas etapas anteriores do Inquérito Sorológico, foram aplicados 800 testes rápidos em Cachoeiro. Uma nova etapa está marcada para acontecer de 22 a 24 de junho.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias