Pegadas da onça. Foto: Natália Cardoso

Onça-parda, animal ameaçado de extinção, aparece em Iconha e assusta moradores

Onça-parda, animal ameaçado de extinção, aparece em Iconha e assusta moradores
Onça-parda, animal ameaçado de extinção, aparece em Iconha e assusta moradores
Alessandro Araujo de Paula

Uma onça-parda está deixando moradores e autoridades de Iconha preocupados. O felino foi visto rondando a comunidade de Bom Destino, no interior do município, e chegou a entrar em quintais e na cozinha de uma das casas.

O animal é ameaçado de extinção.

Na noite de segunda-feira (6), logo após moradores avistarem o animal, a Defesa Civil do município emitiu alerta, pedindo à população que não saia de suas casas e mantenha as portas fechadas.

Entre as pessoas que viram a onça está o caminhoneiro Bráulio Cardoso, 43, o Baioca, que estava em seu quintal, conversando com o primo, o caminhoneiro Agelanor Caprine, quando foram surpreendidos pelo animal.

Segundo ele, a onça saiu do quintal do vizinho por um buraco no muro provocado pela enchente, e passou perto deles. Por um momento, o primo de Bráulio pensou que fosse um cachorro, mas após observarem melhor perceberam que era o felino.

“Acho que ela estava assustada com a claridade”, disse. A onça saiu do quintal correndo e foi para a rua, quase atingindo por acidente um motociclista, que se assustou e acelerou a moto. Assustado, o animal subiu um morro e desapareceu no meio do pasto. Ali é perto de uma mata.

Na manhã desta terça-feira (7), uma vizinha contou que, durante a noite de segunda, viu o animal caminhando na cozinha de sua residência e chegou a toca-lo para fora, pensando que fosse um cachorro.

A Defesa Civil pediu auxílio ao Corpo de Bombeiros.

 

FIQUE POR DENTRO

Foto ilustrativa. Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado

Onça parda (Puma concolor) – Também conhecida como suçuarana, puma e leão da montanha, um dos maiores felinos das Américas mede até 1,8 metro e precisa de grandes extensões de mata para sobreviver. Foram encontradas espécies nas matas de Vargem Alta, Parque do Forno Grande, em Castelo, e nas matas do Caparaó. Ele só perde para a onça pintada, que pode chegar a 1,85 metro.

O ICM-Bio calcula que a população estimada de onça-parda é de 4 mil indivíduos no Brasil, podendo em 21 anos ocorrer declínio de 10% da população, em função do desmatamento, caça, queimadas e atropelamentos.

Ultimas Notícias