O calor registrado esta semana nos estados da região Sudeste e Centro-Oeste é uma amostra do que os brasileiros podem esperar para o próximo verão.
As análises da Climatempo, empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, apontam que as temperaturas deverão permanecer elevadas em boa parte da estação, com mais dias batendo a marca de 40 °C e um calor mais constante do que o registrado no mesmo período do ano passado.
“O fenômeno do El Niño vai se acentuar entre dezembro e janeiro, fazendo com que as temperaturas fiquem elevadas em boa parte do verão. Teremos mais dias ensolarados”, afirma Vinicius Henrique de Lima, climatologista da Climatempo.
Esse quadro também provocará muitas pancadas de chuva, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. “As chuvas serão mais localizadas, mas mais intensas, no formato de pancadas de menor duração”, acrescenta.
Calor impulsiona vendas
A perspectiva de um verão mais quente e ensolarado deverá favorecer as vendas de produtos como ventiladores, condicionadores de ar, protetores solar, alimentos e bebidas típicas da estação, entre outros, segundo destaca o meteorologista Willians Bini, Head de Comunicação da Climatempo.
“As vendas de água crescem 40% quando há um incremento de 0,5 grau na temperatura, e a de cervejas, 1,51%. Variações de temperaturas têm um impacto direto nos mais variados setores, do agronegócio à indústria de alimentos, cosméticos e vestuário, e pode até levar a revisões nas políticas públicas de saúde”, explica.
Com informações da Clima Tempo