sáb 12/julho/2025 15:16
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Onde está seu amigo músico?

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Emília Nazaré. No ano passado, a entrevista de um famoso músico canadense a um grande portal de notícias do Brasil me despertou uma curiosa observação. Ele dizia que a tecnologia está matando alguns estilos musicais pelo fato de as telas roubarem das crianças e jovens o tempo e o interesse que eles teriam para aprender a tocar instrumentos.

No ano passado, a entrevista de um famoso músico canadense a um grande portal de notícias do Brasil me despertou uma curiosa observação. Ele dizia que a tecnologia está matando alguns estilos musicais pelo fato de as telas roubarem das crianças e jovens o tempo e o interesse que eles teriam para aprender a tocar instrumentos.

Essa fala me fez recordar minha adolescência, onde bastava ter um pequeno grupo de amigos reunido para sair música. Todo mundo se metia a cantar e tocar alguma coisa, mesmo que sem muita técnica. Alguns iam além, formavam bandas amadoras, uns poucos se profissionalizavam e há os que vivem como músicos até hoje.

Agora, vem o desafio: pergunte ao jovem de hoje se ele e seus amigos fazem “rodinhas de violão” ou se trocam arquivos de cifras, que antes eram revistas disputadas nas bancas. Quantos jovens que se dedicam à música vocês conhecem, seja como estudantes ou como apreciadores e curiosos?

É bem possível que só tragam respostas positivas aqueles que frequentam igrejas, onde a música ainda é uma atividade muito presente. Aqueles cujas atividades sociais ocorram mais em meios não religiosos, possivelmente não terão, ou terão pouquíssimos amigos músicos.

Aplicativos, facilidades, distrações muito acessíveis na palma da mão vêm modificando as dinâmicas de interação e de aprendizado em todas as áreas, e com a música não tem sido diferente. Quem quer ficar horas fazendo escalas no teclado ou treinando arpejos no violão quando há tantos vídeos divertidos para assistir? E assim, as pessoas chegam à vida adulta dizendo que a qualidade das músicas atuais é inferior, mas onde está o estímulo à apreciação e produção de músicas bem instrumentadas, às boas interpretações? Onde está seu amigo músico?

 

Emília Nazaré. Cachoeirense adotiva, passou a infância na cidade, cresceu no Rio de Janeiro alimentando o sonho de um dia voltar, e retornou ao ES em 2020. Atualmente, reside na Grande Vitória. Escreve desde a infância e já teve publicações em diferentes formatos

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onibus-cachoeiro

Linha Circular Boa Esperança terá trajeto ampliado a partir de segunda-feira (14)

parque-diversao-mimoso-morte-trabalhador-11-07-25-

Jovem morre em acidente de trabalho em parque de diversões em Mimoso

queijo-minas-meia-cura

Queijos artesanais do Espírito Santo conquistam prêmios nacionais

voo-livre-alfredo-chaves2-2025-

Alfredo Chaves é palco da final do Brasileiro de Parapente

CAPA ICEPi

ICEPi abre 36 vagas para Residência Médica. Inscrições vão até 18 de julho

prefeito-ferraco-2025-

Taxação dos EUA prejudicará setor de rochas cachoeirense

ales

Assembleia define critérios de concurso com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

blitz-sesp-bafometro

Polícia de Trânsito registra 4.634 recusas ao teste do bafômetro até junho

Leia mais
plugins premium WordPress