qua 30/abril/2025 00:45
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação / GAM

ONG que auxilia mulheres vítimas de violência recebe doação de mais de 500 kg de alimentos

Patrícia Monteiro
ONG recebe doação de mais de 500 kg de alimento

O apoio às mulheres vítimas de violência ganhou um reforço importante. A ONG Grupo de Acompanhamento à Mulher (GAM) recebeu a visita da equipe de Responsabilidade Social da Petrobras, que anunciou a doação de mais de 500 kg de alimentos e produtos de higiene para a iniciativa.

As representantes da Petrobras, Gilmara Ferreira e Ana Paula Lyra, foram recebidas pela presidente do projeto, Alessandra Belmond, e ficaram impressionadas com o trabalho desenvolvido no apoio a mulheres resgatadas de diversas situações de violência.

Durante a visita, elas conversaram com as assistidas, que encontraram na ONG um espaço de acolhimento, empatia e fortalecimento. Apesar de não contar com apoio de órgãos públicos, a idealizadora do projeto segue firme na luta pelas mulheres de todo estado. Como forma de contribuir com a iniciativa, a Petrobras fará a doação de mais de 500 quilos de alimentos e produtos de higiene, arrecadados na Corrida Petrobras de 2025.

Um trabalho que transforma vidas

O Projeto GAM surgiu em 2016 para oferecer suporte a mulheres vítimas de violência doméstica, abuso, dependência química e depressão. Em 2023, a iniciativa foi formalizada como ONG, ampliando seu alcance para atender mulheres e pessoas transexuais em situação de vulnerabilidade nos municípios de Anchieta, Piúma, Iconha, Marataízes e Presidente Kennedy. Atualmente, são mais de 520 assistidas.

Alessandra Belmond, idealizadora e presidente do projeto, também é cabeleireira e pastora na cidade. Sua história de vida, marcada por experiências de violência psicológica e abandono, foi o que a motivou a criar o GAM. “Não quero ver nenhuma mulher passar pelo que passei. O que eu faço por elas é o que ninguém fez por mim”, afirma.

O GAM atua de forma voluntária, oferecendo encaminhamento para serviços psicológicos, jurídicos e assistenciais. O trabalho começou apenas com Alessandra, mas hoje conta com uma rede de voluntárias que atuam como secretárias, tesoureiras e assistentes em cada cidade atendida.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Depoimentos de superação

Ao longo dos anos, a ONG transformou a vida de muitas mulheres. Viviane Ribeiro, de Piúma, compartilha sua experiência: “Conhecer o GAM foi muito importante para mim. Eu estava passando por depressão, com a autoestima destruída. Alessandra tem o dom de levantar as mulheres. Ela abraça não só a mulher, mas também os problemas que enfrentamos. Sou muito grata.”

Outro testemunho emocionante é de J.A.C., moradora de Anchieta: “Antes do projeto, eu não tinha um caminho, estava perdida emocionalmente e psicologicamente. Quando entrei no GAM, fui amparada, e minha vida entrou nos eixos. Minha família também foi beneficiada. Encontramos uma luz.”

Desafios e sonhos para o futuro

Atualmente, os atendimentos são realizados em uma sala anexa ao salão de beleza de Alessandra. O sonho da presidente é conquistar uma sede própria para que as assistidas possam receber suporte de forma mais estruturada. “Um dia, Deus vai me ajudar a ter um espaço completo, onde todas possam ser atendidas sem precisar esperar. Com fé e união, estou fortalecendo as bases para expor minha narrativa e defender aqueles que necessitam, utilizando minha voz com determinação e empatia.”, diz.

Para ajudar o Projeto GAM, seja como voluntário ou apoiador, entre em contato pelo telefone (28) 99949-9790.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

câmara debate sobre população em situação de rua

Câmara realiza debate aberto sobre população em situação de rua

obras-linha-vermelha-28-04-2025

Trecho da Linha Vermelha será fechado para finalização de muro e galeria pluvial

acidente-onibus-carreta-28-04-2025

5 sobreviventes de acidente entre ônibus e carreta recebem alta na Santa Casa

mao-escrevendo-27-04-2025

Como que escreve?

taca-vinho-vinicola-tabocas-27-04-2025

O vinho que nasce das Montanhas Capixabas

fotos - gata-e-o-titanic

Rumo ao Inexplicável: A gatinha e o Titanic

caravelas-27-04-2025

Achado não é roubado?

lei seca_força pela vida (7) (1)

Operação Lei Seca flagra 78 motoristas que recusaram bafômetro no Espírito Santo

Leia mais