O governador Renato Casagrande apresentou nesta sexta-feira (2) novas medidas para conter o avanço da Covid-19 no Espírito Santo. A quarentena termina no domingo (4), mas o transporte público urbano continuará suspenso por mais uma semana.
Além disso, 37 cidades passam a ficar no risco extremo, incluindo Cachoeiro de Itapemirim e a Região Metropolitana de Vitória. O novo mapa de risco foi divulgado nesta sexta, e começa a valer a partir de segunda (5). Nele, 39 cidades estão em risco alto, duas em risco moderado e nenhuma em risco baixo.
Nos locais com risco extremo, o comércio só poderá abrir três dias da semana: quarta, quinta e sexta-feira de 10 às 18 horas. Shoppings funcionam de 12 às 20 horas nestes dias. Bares não funcionam. Supermercados funcionam até 20 horas.
Aos sábados e domingo, todas as atividades devem fechar, assim como nas segundas e terças-feiras, incluindo supermercados. “Para que tenhamos dias de maior isolamento”, disse o governador.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Quanto ao transporte público, vão voltar a funcionar apenas os ônibus intermunicipais, que são aqueles que ligam as cidades capixabas, no entanto, com até 50% de sua capacidade.
Já os ônibus interestaduais, que vão ou voltam de outros estados, continuam sem circular, assim como o transporte urbano dentro das cidades.
Nas cidades com risco alto, bares não funcionam. Restaurantes podem abrir até 16 horas. O comércio de rua funciona de segunda a sábado, sendo de 10 às 18 horas durante a semana e até 16h aos sábados. Os shoppings tem horário diferenciado durante a semana, de 12 às 20 horas. Domingo, o comércio fecha.
No risco moderado, comércio funciona de segunda a sábado, sendo que bares e restaurantes podem abrir até 22h e domingo até 16h.