Uma operação integrada “Lei Seca“, realizada entre a noite de sexta-feira (25) e a madrugada de sábado (26), flagrou 78 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro em blitzes espalhadas pelo Espírito Santo. A ação também resultou na abordagem de 938 veículos, 192 autos de infração e uma prisão em flagrante por tráfico de drogas.
Coordenada pelo Programa Força pela Vida, a operação envolveu 106 agentes de segurança pública e viária, atuando em pontos estratégicos em Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Brejetuba. Além das recusas ao teste de alcoolemia, foram realizados 491 testes e 13 veículos foram removidos ao pátio por irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Durante uma das abordagens, um motociclista tentou fugir da fiscalização e foi detido portando grande quantidade de drogas e sem habilitação, gerando risco aos demais usuários da via.
As ações integram o calendário nacional da Lei Seca, dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), com o objetivo de reduzir acidentes e salvar vidas.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da intensificação das fiscalizações: “Não podemos aceitar que motoristas insistam em dirigir sob efeito de álcool, colocando vidas em risco.”
A operação contou com a participação de forças estaduais, municipais e federais, incluindo Detran|ES, PMES, PRF, guardas municipais e agentes de trânsito.
Fique por dentro
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, recusar-se a fazer o teste do bafômetro gera multa gravíssima no valor de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por 12 meses, recolhimento da habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅