sáb 27/abril/2024 01:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Órgãos denunciam que familiares exploram e tomam dinheiros de idosos

redacao
Redação Dia a Dia

A violência patrimonial é o terceiro tipo de violência contra idosos mais praticado no Espírito Santo, respondendo por 20% dos casos, segundo registros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI).

Outro dado preocupante vem da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi), que destaca o abuso financeiro contra idosos entre os tipos de violência com maior incidência, ao lado do registro de casos de ameaça e maus-tratos.

A delegada titular da Depi, Milena de Oliveira Gireli, enfatiza que é  muito comum que um familiar se aproprie dos rendimentos ou use o cartão de crédito do idoso para fins que não são o cuidado desse idoso.

Milena frisa ainda que por acontecerem com frequência no ambiente familiar, as situações de abuso financeiro contra o idoso muitas vezes podem ser difíceis de serem percebidas. “É comum os idosos darem a senha das suas contas e cartões para os parentes porque não sabem fazer movimentações on-line, o que facilita os golpes”, pontua.

Segundo a delegada, a Depi não dispõe de dados estratificados sobre a violência contra idosos, que pode ser da ordem física, psicológica, sexual e patrimonial. No cômputo geral, até agora em 2022 foram registrados 673 casos. No ano passado, foram 1.878 ocorrências.

Já a presidente do CEDDPI, Marta Nunes, alerta que essa prática perde apenas para a negligência, que corresponde a 41% dos casos, e para a agressão psicológica, que soma 24% das denúncias. Em quarto lugar está a violência física, com 12% dos casos denunciados ao conselho.

Outro dado que merece destaque é que o estado ocupa a 8ª posição no ranking da maior população idosa do país proporcionalmente, com 636 mil pessoas de 60 anos ou mais, o que representa aproximadamente 15,8% da população atual capixaba.

Em Vitória, essa proporção sobe para 19,7%, a terceira mais alta entre as capitais do Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

.

.

 

 

 

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais