Foto: Marcelo Camargo/ABR

Os benefícios do home office e como ele pode favorecer o seu negócio

Os benefícios do home office e como ele pode favorecer o seu negócio
Os benefícios do home office e como ele pode favorecer o seu negócio
Redação Dia a Dia

ARTIGO: SEO Marketing

 

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que mudar sua dinâmica de trabalho. Se antes o contato com o público ou um espaço administrativo com muitos colaboradores era comum, hoje isso não seria mais possível.

Dentre tais mudanças, temos a adoção do trabalho remoto e do regime home office, onde o colaborador não precisa se deslocar até a empresa a qual trabalha. Ele consegue prestar seus serviços a distância, mantendo sua qualidade de entrega e eficiência.

Hoje, milhões de profissionais têm o home office como uma alternativa segura de trabalho. Visto que seu formato lhe garante flexibilidade de horário, maior conforto e um ambiente que permite sua própria organização.

A boa notícia é que apesar de ser uma mudança um tanto quanto inesperada, reconhecemos que esta nova forma de trabalho nos trouxe várias descobertas positivas, tanto para empresas como para os colaboradores.

Qual a diferença entre trabalho remoto e home office?

O trabalho remoto pode ser entendido como o trabalho que não ocorre em um escritório tradicional. Isso significa que o colaborador não precisa se dirigir até seu local de trabalho, prestando seu serviço em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Trabalhar em qualquer ambiente fora de um escritório tradicional pode ser considerado como trabalho remoto, desde que o mesmo tenha acesso à internet e um bom computador.

Em contrapartida, o home office é o trabalho diretamente da casa dos colaboradores. Com ele é possível equilibrar bem as demandas profissionais e também pessoais, como os afazeres domésticos, por exemplo.

Os benefícios do home office

Trabalhar em casa para muitos profissionais é realmente a realização de um sonho, isso porque suas vantagens são inúmeras. Mas o que não sabemos é que sua adoção também pode trazer benefícios às empresas. Confira alguns exemplos:

Aumento da produtividade

Lugares com grande concentração de funcionários, como os call centers e áreas administrativas, são propícios a ter ruídos concentrados, sejam de conversas ou pelo barulho de computadores.

Especialmente em escritórios abertos, o nível de ruído costuma ser alto. Os colegas continuam conversando e, quando nos damos conta, temos nossa concentração é prejudicada.

Trabalhar em home office é a solução perfeita para acabar com esse tipo de situação. Ninguém estará lá para distraí-lo.

Você pode criar o ambiente de trabalho que deseja e reunir o necessário para ser produtivo. Seja com paz e silêncio absolutos, sua música favorita no ouvido ou uma janela totalmente aberta.

Economia de tempo e dinheiro

Quanto menor a distância de deslocamento, mais rápido você chega ao trabalho. O que parece natural à primeira vista fica ainda mais claro quando você não precisa dirigir 20 quilômetros no trânsito matinal.

O funcionário pode, assim, economizar um tempo valioso em todos os dias do escritório em casa, dependendo de como ele se desloca para ir ao trabalho. Os dias de home office também são sentidos na carteira. Quanto menos distâncias percorridas, menores são os custos de mobilidade com o carro e transporte público. Isso economiza muito dinheiro.

No caso das empresas, isso representa uma grande economia de gastos com energia, luz, água e afins.

Flexibilidade de horários

Enquanto alguns preferem começar uma hora mais cedo para aproveitar melhor o dia, outros preferem trabalhar até altas horas da noite ou fazer um intervalo prolongado para o almoço.

Se não houver compromissos ou reuniões no caminho, isso pode ser alcançado maravilhosamente trabalhando em casa. Isso permite que você alcance um ótimo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, pois você é muito mais flexível do que com horários fixos de trabalho.

Principalmente para funcionários com filhos, o home office oferece vantagens, pois podem passar a maior parte do tempo em casa. Mas não se esqueça: no final da jornada de trabalho, a carga de trabalho ainda deve ser atingida!

A saúde e o bem-estar do funcionário melhoram

“O que vou vestir hoje?” – Essa pergunta pertence ao passado. No home office, você pode se vestir, estilizar e se comportar da maneira que quiser, porque no fim das contas, tudo se resume ao trabalho.

Isso cria a possibilidade de um forte equilíbrio entre vida profissional e pessoal para os funcionários. Eles podem personalizar o ambiente para atender às suas necessidades pessoais, ficar à vontade com suas roupas preferidas e configuração tecnológica e cuidar das necessidades físicas e emocionais à medida que surgem.

Embora existam algumas armadilhas comuns para os que trabalham à distância que podem diminuir esses benefícios, as empresas podem ajudar os funcionários em sua transição para o trabalho em casa.

Basta definir limites e expectativas claras para horas de trabalho, projetos e reuniões que lhes permitam relaxar e se sentir confiantes em sua produtividade sem exagerar.

A melhor maneira de comunicar efetivamente suas expectativas é com uma política de trabalho em casa. Além disso, encontre uma solução mutuamente aceitável para check-ins diários ou semanais para eliminar o microgerenciamento.

Aumento do banco de talentos da empresa

Os empregadores não estão mais limitados a contratar talentos locais, o que significa que têm uma chance muito maior de encontrar alguém com as habilidades, experiência e personalidade exatas para se encaixar melhor em sua organização.

Contrate falantes nativos, traga perspectivas de outros países e culturas e crie um grupo completo de profissionais para inovar.

O formato de trabalho mudou

A pandemia de coronavírus deu a empregados e empregadores, uma visão prática de como o trabalho não precisa se restringir a um escritório.

Além disso, permitiu que as pessoas tivessem um contato em primeira mão das vantagens do trabalho a distância. Essa experiência pode ser muito benéfica para alimentar a direção futura das práticas de trabalho dos funcionários.

A mudança para o home office não significa que os funcionários tenham que trabalhar apenas em casa. Frequentemente, dividir o tempo entre a casa e o local de trabalho é a solução mais produtiva e você pode querer que o trabalhador participe das reuniões para mantê-lo totalmente envolvido e informado.

O fato é que agora você pode sim, aproveitar para trabalhar de qualquer lugar com internet. Seja você um profissional que atua com tradução juramentada ou um freelancer de programação. O home office veio para ficar.

Ultimas Notícias