qua 24/abril/2024 15:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Janaína Coelho de Souza disse que os filmes ajudam a passar o tempo. Foto: Unimed Sul Capixaba

Pacientes de Covid-19 internados amenizam solidão com sessões de cinema

redacao
Redação Dia a Dia

Pacientes internados com Covid-19 no Pronto Atendimento da Unimed no Centro de Cachoeiro de Itapemirim estão tendo a oportunidade de espantar a solidão causada pelo coronavírus com sessões de cinema. A ação teve início neste mês como forma de apoiar as pessoas que estão isoladas nos leitos, lúcidas e se recuperando da doença.

Os pacientes internados são comunicados sobre a iniciativa e os que demonstram interesse recebem um pendrive com uma seleção de filmes de gêneros variados, indo da comédia ao drama, para que escolham a obra cinematográfica de sua preferência para assistir na TV, com direito a pipoca para os espectadores que não possuem restrição na dieta.

Ação similar da Unimed Sul Capixaba acontece desde o início do ano passado, beneficiando crianças, adultos, idosos e novas mamães. Mas, com a pandemia, foi estendida às pessoas que estão em tratamento da Covid-19.

“O nosso objetivo é fazer com que o período de hospitalização ocorra de forma mais leve, contribuindo para que o doente fique mais tranquilo e menos angustiado com o isolamento”, afirma a diretora técnica do Hospital Unimed, Fabiana Garcia Piovezan Coelho.

A sessão de cinema acontece somente para os pacientes internados na ala reservada no Pronto Atendimento do Centro de Cachoeiro, onde é dada a assistência aos casos menos graves de Covid-19. A equipe estuda, agora, a possibilidade de levar a ação também para o Hospital Unimed na Rodovia Cachoeiro x Safra, com o intuito de favorecer os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dor de cabeça

A pedagoga Janaína Coelho de Souza, de 40 anos, está internada em tratamento contra a Covid-19 desde o último dia 23 de junho. Procurou o hospital depois que começou a sentir dor de cabeça, coriza e dor nas costas, seguido de falta de ar.

“Gostei muito da oportunidade de ver filmes para ajudar a passar o tempo. A gente fica muito tempo sozinho. A sessão alivia bastante a sensação de solidão”, elogia Janaína, que é moradora de Cachoeiro de Itapemirim.

Para o caminhoneiro Wesley Silva Bernardino, de 40 anos, a sessão de cinema o fez até esquecer que estava internado por algumas horas.

Wesley Silva Bernardino aprovou a iniciativa. Foto: Unimed Sul Capixaba

“O tempo passou e eu realmente não percebi. Só tenho a agradecer aos profissionais por toda a assistência que recebi. Fui muito bem acolhido e me senti até como se estivesse em casa”, afirma Wesley, que está curado da doença e recebeu alta na última sexta-feira, 26 de junho.

Já a repositora de supermercado Ana Gabrielle Cruz Dutra de Oliveira, de 32 anos, procurou a Unimed depois de apresentar dor nas costas e falta de ar. Antes, já estava sofrendo com a febre alta.

“Fui internada depois de fazer um raio-X e uma tomografia. O diagnóstico de Covid-19 me deixou muito preocupada pelo fato de ser diabética. A gente realmente acha que vai morrer. Mas estou me recuperando bem. Estou impressionada com a organização e o atendimento dos profissionais do hospital”, ressalta.

Ana Gabrielle Cruz Dutra de Oliveira se recupera da Covid-19. Foto: Unimed Sul Capixaba

Ela, que assistiu dois filmes na sessão de cinema, diz ter aprovado a iniciativa.

“Assim, a gente deixa um pouco de lado o celular e a TV. Também gosto muito de ler e, como cultura só faz bem, sugeri para que também passem a disponibilizar livros para os pacientes”, diz.

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Leia mais