Padre de Cachoeiro é nomeado pelo Papa Francisco para ser bispo em Vitória

Padre de Cachoeiro é nomeado pelo Papa Francisco para ser bispo em Vitória
Redação Dia a Dia

O monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza, de 52 anos, vigário na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro, foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Vitória.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Vaticano e o monsenhor destacou a alegria da nomeação. “É com o coração aberto e disponível que acolhi a nomeação episcopal e espero, com a graça de Deus, ser um sinal do amor misericordioso de Jesus Cristo, principalmente, junto aos que mais precisam. Peço humildemente, rezem por mim, por favor”.

Monsenhor Andherson é cachoeirense, nascido no dia 03 de novembro de 1969. Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992.

Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia, no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória), concluindo o curso em 1999.

Em 2001, foi enviado para Roma, para cursar mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. A conclusão se deu no ano de 2004, mesmo período do início do seu doutorado, na referida universidade, concluído no ano de 2009.

Após o seu retorno de Roma, e até o momento atual, é professor de Teologia Bíblica no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia).

Leciona também no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais.

É ainda professor e diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro. As disciplinas que leciona nas mencionadas instituições são: Pentateuco e Históricos, Sapienciais e Poéticos, Escritos e Teologia Paulina e Escritos Joaninos.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi coordenador Diocesano de Pastoral de 2016 até 2021, assessor diocesano da Iniciação à Vida Cristã desde 2019 até o momento atual, e também diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão.

Ultimas Notícias